O mundo foi pegue de surpresa com essa pandemia. Nossa geração não viveu algo parecido e, por isso, tudo é novidade. Estamos aprendendo juntos a enfrentar essa grande ameaça à humanidade. Estamos aprendendo a enfrentar um inimigo que desconhecíamos até então. A pandemia de fato, mexeu com todos nós.
Um vírus, algo tão pequeno, invisível aos nossos olhos mexeu com todos os povos, todas as raças e crenças. Mexeu com a economia, educação, esporte, política, com o mundo do entretenimento, com o comércio, com o ritmo de vida de ricos e pobres. Houve alterações nos relacionamentos familiares e profissionais.
Em nível de trabalho e especialmente trabalho em equipe, houve grandes transformações. A primeira e de grande impacto foi o fato do trabalho home office ter se tornado tão comum nesse tempo. Essa modalidade de trabalho já existia em algumas empresas em vários lugares do mundo. O fato impactante foi o de que de uma hora para outra, milhares de pessoas em todo o mundo foram forçadas, pelas circunstâncias, a aderirem a essa modalidade de trabalho.
Com o trabalho remoto em casa, evidenciou-se a proatividade, criatividade, dinamismo e a gestão do tempo. Se pararmos para avaliar, de fato são muitos os frutos positivos dessa experiência. É certo que muitas empresas vão adotar esse modelo de trabalho em alguns setores daqui para frente.
Estamos aos poucos retornando ao ordinário
Com certeza em nível de trabalho em equipe, em nível de gestão de pessoas houve mudanças bastante significativas. O cenário passou durante esse período por grandes transformações que se fossem no curso normal do tempo, levaria alguns anos para começar a viver o que hoje estamos tocando na prática.
Em breve muitos de nós estaremos retornando ao ordinário de nossas atividades presenciais. Num espaço físico comum. Com colegas de equipe para dialogar e tomar aquele cafezinho nos intervalos. O deslocamento de casa para o trabalho, o velho trânsito aos poucos está voltando ao normal, etc.
Quanto aos gestores de equipes, há uma nova realidade não mensurável em números, mais sim em posturas na equipe que nos aguarda nesse novo tempo. Para esses gestores gostaria de levantar aqui três perguntas que a meu ver são importantes para uma boa avaliação do que vivemos ao longo desse tempo no trabalho remoto e que nos ajudarão a construir esse novo que surge:
1. Qual o aprendizado adquirido na equipe nesse tempo de trabalho home office?
2. Olhando para frente, como consigo visualizar o setor no retorno ao ordinário?
3. Quais os valores do trabalho em equipe foram descobertos e fortalecidos?
4. Houve inovação, criatividade e superação de obstáculos nesse tempo? Quais?
As respostas dessas perguntas nos darão um impulso em nossas equipes de trabalho nesse novo recomeçar. Tudo o que vivemos ao longo desses meses precisa ser contemplado com um olhar de aprendizado. Aprendemos muitas coisas nesse tempo que talvez agora não saibamos expressar. Muitos valores foram firmados em nossas vidas, em nossas relações familiares, profissionais, conosco mesmo e com o mundo à nossa volta. Sairemos desse tempo de prova bem melhores que antes. Eu creio.
Vanilton Lima
Missionário da Comunidade de Vida Shalom
Especialista em Gestão Estratégica de pessoas