Todo início de ano, realizo meu estudo bíblico e oração pessoal, escolhendo duas palavras para guiar meu ano. Em 2023, as palavras que me conduziram foram: atenção e obediência.
A atenção surgiu em um momento oportuno, pois eu estava em um processo de discernimento para novos rumos profissionais e me via distraída por oportunidades aleatórias que surgiam ao longo do caminho. Deus não é incoerente; Ele tem uma direção para nossa vida, e para captar essa direção, é necessário estar atento.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
Quanto à obediência, além de compreender o que Deus queria para mim, era crucial ser obediente. Afinal, de que adiantaria conhecer Sua Vontade e não agir conforme ela? Ou pior, não estar aberto ao novo que Ele propõe? A obediência nos ensina a acolher Sua Santa Vontade em detrimento da nossa própria vontade.
Essas duas palavras foram salvíficas para mim no último ano, e poderia testemunhar quantos equívocos evitei por ser atenta e obediente. No entanto, agora quero dedicar um tempo para falar sobre as minhas novas palavras para 2024: conservar e confiar.
Ao rezar com a primeira palavra para o meu 2024, a palavra “conservar“, com base em 1 João 2, 22-28, notei que ela abrange três níveis:
Nível 1. Conservar tudo o que ouvi
Nível 2. Conservar a unção que me foi dada
Nível 3. Conservar todas as coisas que aprendi
Conservar, segundo o dicionário, significa manter em bom estado, impecável. No entanto, sabendo que Deus nunca nos quer estagnados, essa conservação diz respeito a manter-se em estado de escuta, unção e aprendizado. O Senhor nunca deseja deixar uma obra inacabada; portanto, Ele permanece agindo. E por que nos sentimos paralisados tantas vezes, agarrados nos mesmos pontos, seja na vida interior, familiar ou profissional? Provavelmente porque paramos de escutar, deixamos de viver uma vida no Espírito e não estamos mais aprendendo com Ele, que é a eterna novidade.
Falando sobre o estado de aprendizagem, que tem elevada influência para um estado de conservação, ele envolve dois pontos muito importantes: a escuta e a prática. Como não lembrar da passagem em Mateus 7, 24-27 sobre a casa construída sobre a rocha? O homem prudente é aquele que escuta a palavra de Deus e a coloca em prática, construindo sua casa sobre a rocha. Já o homem imprudente é o que escuta a palavra de Deus e não a pratica, construindo sua casa sobre a areia. Quando as tempestades da vida e as tribulações batem à nossa porta, se nossa casa foi construída sobre a rocha, ela se manterá firme, conservada. Ao contrário, se a nossa casa foi construída sobre a areia, ela certamente irá ruir.
E aqui entra a segunda palavra para o meu 2024: Confiar. Este verbo significa colocar algo, alguém ou a si mesmo sob a guarda ou os cuidados de alguém. Neste caso, a meta é colocar tudo o que somos e temos nas mãos de Deus.
Percebi o cuidado de Deus ao unir a palavra “conservar” à palavra “confiar“, pois a confiança é o segredo para a conservação. Como permanecer estável diante das dificuldades, medos e incertezas? A resposta está em trazer sempre à tona em quem depositamos nossa confiança. Se depositamos nossa confiança nos homens e em nós mesmos, seremos enganados e frustrados, pois a natureza humana é imperfeita. No entanto, se verdadeiramente tudo está nas mãos do Senhor, podemos descansar tranquilos e aguardar que as provas e purificações passem, já que a natureza divina é perfeita. Confiar em Deus é difícil, confiar no que não se vê, ter fé, é um desafio, mas é a certeza de que tudo dará certo, é a certeza da conservação, de manter-se em estado de escuta, unção e aprendizado.
Nota-se ainda que “conservar” e “confiar” são dois verbos de ação que indicam movimento. Não existe progresso sem dar passos. Percebi que o Senhor deseja me fazer avançar mais e mais na Sua Vontade neste ano.
E você? Já descobriu como o Senhor deseja conduzir a sua vida em 2024? Coloque-se em oração e peça a Ele que o ilumine com duas palavras especiais. Caso deseje, posso emprestar minhas palavras; são coringas e certeiras. Não há nada melhor do que conservar a lei do Senhor e confiar Nele de todo coração.
Um feliz 2024. Shalom!