As obras de misericórdia servem como um termômetro para avaliarmos se somos verdadeiros discípulos de Jesus, definiu o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus, por ocasião da abertura do Jubileu da Misericórdia. As obras de misericórdia são ações através das quais podemos manifestar socorro ao próximo nas suas necessidades, sejam corporais ou espirituais. Através delas podemos colocar em prática a caridade fraterna.
Leia também| Santa Faustina e os pequenos sacrifícios de Quaresma
“Em cada um destes « mais pequeninos », está presente o próprio Cristo. A sua carne torna-se de novo visível como corpo martirizado, chagado, flagelado, desnutrido, em fuga … a fim de ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós. Não esqueçamos as palavras de São João da Cruz: « Ao entardecer desta vida, examinar-nos-ão no amor »”, Papa Francisco.
Obras de Misericórdia Corporais
As obras de misericórdia são divididas em dois grupos: corporais e espirituais. As obras corporais são encontradas em sua grande maioria na descrição do evangelho do Juízo Final (Mt 25, 31-45), em que Jesus afirma em que elas serão o critério para separar as ovelhas destinadas ao Reino dos Céus. Elas são:
1) Dar de comer a que tem fome
2) Dar de beber a quem tem sede
3) Dar pousada aos peregrinos
4) Vestir os nus
5) Visitar os enfermos
6) Visitar os presos
7) Enterrar os mortos
Obras de Misericórdia Espirituais
Já as obras de misericórdia espirituais tem como base os ensinamentos de Jesus ao longo do Evangelho: perdão, correção fraterna, consolo, suportar o sofrimento, entre outros. Elas são:
1)Ensinar os ignorantes
2) Dar bom conselho
3) Corrigir os que erram
4) Perdoar as injúrias
5) Consolar os tristes
6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
7) Rezar a Deus por vivos e defuntos
>> O que são as obras de misericórdia espirituais?
As Obras de Misericórdia nos faz semelhantes da Cristo
Praticar as obras de misericórdia é uma forma de se configurar a Cristo. Através delas, podemos amar como Jesus amou, afinal se pararmos para meditar encontramos no Evangelho vários exemplos onde Cristo amou assim.
“Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”, Papa Francisco.
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2024
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição!