Quem nunca, assistindo uma apresentação teatral, filme ou lendo um livro, se imaginou interpretando um personagem? Na imaginação parece ser algo fácil, mas na realidade é preciso muita técnica.
Os estudiosos de artes cênicas afirmam que para ser um bom profissional da área é preciso estudar muito, treinar o improviso e atuação, a interpretação de textos e ser uma pessoa disposta a aprender coisas novas.
Desse modo o artista, é um influenciador de sentimentos, ideias e experiências na vida de quem o assiste.
Veja também | Saiba como foi criado o espetáculo “A Paixão de Cristo”, por Wilde Fábio
Interpretação de um mistério
Em 1999, o então Papa João Paulo 2 escreveu a Carta aos Artistas, destinada: A todos aqueles que apaixonadamente procuram novas « epifanias » da beleza para oferecê-las ao mundo como criação artística.
Nessa carta, ele ressalta a importância da arte para a Igreja e vice-versa.
Para ele, há uma aliança profunda entre o Evangelho e a arte, “Com efeito, toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido. Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas“.
Leia também | Gravadora Shalom Music lançará EP da Laura Salvador; saiba mais
São João Paulo 2 ainda faz um apelo aos artistas, “dirijo-o de modo especial a vós, artistas cristãos: a cada um queria recordar que a aliança que sempre vigorou entre Evangelho e arte, independentemente das exigências funcionais, implica o convite a penetrar, pela intuição criativa, no mistério de Deus encarnado e contemporaneamente no mistério do homem.
Dessa maneira, nos meios de comunicação católicos, a arte também busca influenciar, mas de modo a proporcionar a revelação de um mistério divino. Para isso, a preparação de um artista católico é um pouco diferente do comum.
O artista e missionário católico, João Carlos contou ao Programa Fazendo Barulho como se prepara para apresentações artísticas da Comunidade Shalom. Confira abaixo:
O Programa Fazendo Barulho é exibido todo sábado às 23h, pela Rede Vida de Televisão e pelo canal do Youtube Fazendo Barulho.