“O Senhor tem muitos filhos, muitos filhos Ele tem”. E Cleyton tem nove! É pai de Marcelle, 21, Maíra, 17, Marília, 15, José Tiago, 13, João Paulo, 11, Filipe, 9, Mirian, 7, André, 5, e do (ainda caçula) Pedro, de 2 anos. O grande pai já não lembra de como é ter uma família pequena.
Ciente que casas, apartamentos, lugares para frequentar e carros são feitos para famílias de no máximo dois filhos, Clayton e sua esposa Cristina seguem a vida se adaptando em meio aos desafios com sua prole numerosa. “Nem por isso nós temos deixado de viver nossa vida como uma família moderna. A gente vive plenamente. Sonho e faço planos para que eles estudem fora e façam as melhores faculdades, pois percebo o potencial que cada um deles tem. São os mesmos sonhos de uma família pequena que tem maiores condições”.
Além de pai, o servidor público na área de informação, Clayton de Ataide, faz especialização, tem dois cds gravados e ainda tem tempo para Deus, é postulante da Comunidade Católica Shalom. Experimenta e confia diariamente na providência divina que alarga fronteiras e limites. Ele conta com seu trabalho e esforço e principalmente com a sabedoria de Deus para conduzir o povo a ele confiado. “Eu doo a minha vida por cada um dos meus filhos. Dou a vida para encontrar cada um deles no céu. É uma das grandes graças que peço a Deus hoje. Não suportaria ver nenhum deles no inferno. Preciso encaminhar todos para Deus.”
Cumprindo o papel de pai
“No carisma Shalom, eu tenho essa segurança que estou no caminho correto, cumprindo o meu papel de pai”. Educar os filhos em uma carreira profissional, estimular para serem pessoas honestas e responsáveis e, sobretudo, apresentar os filhos a Deus tem sido sua missão na paternidade. “Meu principal papel como pai é apresentar a eles o tesouro que eu encontrei. O tesouro que é o reino dos céus, o tesouro que é a Comunidade Shalom”.
No Beraká é onde a família toda reunida encontra refúgio e segurança, e celebra Sua pertença a Deus numa atitude de profunda gratidão ao Autor da vida.
Desde o inicio de seu casamento, Ataíde sempre deixou nas mãos de Deus a quantidade de filhos que teriam. “Nossos filhos fortificam muito a nossa união como casal. Nos damos os braço um pro outro, respiramos e seguimos. Não temos direito de parar, é um monte de menino que depende da gente”.
Com essa quantidade de filhos, Cleyton se torna um pai mais atento. Assim como ele, Sílvio, que com 10 filhos, entre gerados e adotados, partilha, dos mesmos desafios de um lar cheio de amor. Conheça a história dele: 10 filhos: a medida do desafio é a medida da felicidade.
Opinião
Convidamos uma amiga da grande família de Clayton e Cristina para, com seu olhar próximo, nos mostrar um pouco mais desse testemunho de vida: de ser pai de muitos filhos. Confira: 9 filhos: “Nossa! Que loucura!”
Confira os textos da série
#1 – A paternidade em meio às agendas lotadas
#2 – Como é ser pai de primeira viagem?