O Papa Francisco disse que “a Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, a que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”.
A anemia é resultante de um baixo nível de hemoglobina no sangue, devido a carência de um ou mais nutrientes essenciais. A hemoglobina é o componente sanguíneo responsável pelo transporte de oxigênio, juntamente com o ferro, que é um nutriente essencial para a vida. A anemia por deficiência de ferro é a mais comum e a causa está relacionada com o consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro, devido à indisciplina alimentar. Os principais sintomas são: cansaço, palidez, dificuldade de concentração e indisposição. O tratamento é a reposição de ferro através de alimentos ou medicamentos.
A “anemia espiritual”, por sua vez, é a falta de vida espiritual bem nutrida, devido à indisciplina na vida de oração. Os principais sintomas são: infidelidade e indiferença a Deus, falta de louvor, dificuldade de concentração e indisposição para a vida de oração. O sacramento da confissão é o diagnóstico e a cura para os males espirituais. O tratamento requer decisão por Deus e dedicação à vida de intimidade com Ele, pois “todo o restante da nossa vida depende de nossa fidelidade a este estar e viver com Deus. Sem a vivência e a fidelidade de cada dia, não podemos construir a relação íntima de amizade com o Senhor”, ensinam os Estatutos da Comunidade Católica Shalom, apoiados no Magistério da Igreja.
O tratamento de qualquer doença exige seguimento das orientações médicas. Nesse caso, é preciso seguir as orientações do Médico dos médicos, o próprio Jesus Cristo: “A Palavra de Deus é alimento e direcionamento para as nossas vidas”. A Eucaristia é o alimento essencial para repor os nutrientes espirituais, pois “pela Eucaristia e pela Adoração somos transformados em Cristo”. É muito importante também nutrir a vida de louvor, porque “o louvor faz parte da essência da nossa intimidade com Deus”. E a penitência é um meio de cooperar com a Graça, ou seja, ela auxilia e potencializa a ação dos alimentos espirituais.
Para viver bem esse tempo favorável que é a Quaresma e tratar a nossa Anemia Espiritual, nós podemos contar com a ajuda da melhor enfermeira, que é a Virgem Maria. Ela nos ajudará para que sejamos fiéis até o fim. Por fim, diante de qualquer enfermidade corporal e espiritual, diga sempre: “Ainda enfermo, sou guerreiro!” (Jl 4:10b).
Angélica Moura de Oliveira
[Confira a página especial da Quaresma]
Planner de Quaresma 2022
Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança! [CLIQUE AQUI].
Meditações para a Semana Santa
A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.
Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.
[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]