Formação

Quaresma: Tempo favorável para repor os nutrientes espirituais

A Quaresma é, portanto, o tempo favorável para tratar a nossa “anemia espiritual”, repondo os nutrientes essenciais para a nossa vida espiritual.

comshalom

O Papa Francisco disse que “a Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, a que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo”. 

A anemia é resultante de um baixo nível de hemoglobina no sangue, devido a carência de um ou mais nutrientes essenciais. A hemoglobina é o componente sanguíneo responsável pelo transporte de oxigênio, juntamente com o ferro, que é um nutriente essencial para a vida. A anemia por deficiência de ferro é a mais comum e a causa está relacionada com o consumo insuficiente de alimentos ricos em ferro, devido à indisciplina alimentar. Os principais sintomas são: cansaço, palidez, dificuldade de concentração e indisposição. O tratamento é a reposição de ferro através de alimentos ou medicamentos.

A “anemia espiritual”, por sua vez, é a falta de vida espiritual bem nutrida, devido à indisciplina na vida de oração. Os principais sintomas são: infidelidade e indiferença a Deus, falta de louvor, dificuldade de concentração e indisposição para a vida de oração. O sacramento da confissão é o diagnóstico e a cura para os males espirituais. O tratamento requer decisão por Deus e dedicação à vida de intimidade com Ele, pois “todo o restante da nossa vida depende de nossa fidelidade a este estar e viver com Deus. Sem a vivência e a fidelidade de cada dia, não podemos construir a relação íntima de amizade com o Senhor”, ensinam os Estatutos da Comunidade Católica Shalom, apoiados no Magistério da Igreja.

O tratamento de qualquer doença exige seguimento das orientações médicas. Nesse caso, é preciso seguir as orientações do Médico dos médicos, o próprio Jesus Cristo: “A Palavra de Deus é alimento e direcionamento para as nossas vidas”. A Eucaristia é o alimento essencial para repor os nutrientes espirituais, pois “pela Eucaristia e pela Adoração somos transformados em Cristo”. É muito importante também nutrir a vida de louvor, porque “o louvor faz parte da essência da nossa intimidade com Deus”. E a penitência é um meio de cooperar com a Graça, ou seja, ela auxilia e potencializa a ação dos alimentos espirituais.

Para viver bem esse tempo favorável que é a Quaresma e tratar a nossa Anemia Espiritual, nós podemos contar com a ajuda da melhor enfermeira, que é a Virgem Maria. Ela nos ajudará para que sejamos fiéis até o fim. Por fim, diante de qualquer enfermidade corporal e espiritual, diga sempre: “Ainda enfermo, sou guerreiro!” (Jl 4:10b).

Angélica Moura de Oliveira

[Confira a página especial da Quaresma]

Planner de Quaresma 2022

 Quer viver melhor a Quaresma? Baixe já o Planner minha Quaresma e trilhe esse caminho de conversão com segurança!  [CLIQUE AQUI].

Meditações para a Semana Santa

A cada ano, a Comunidade tem lançado um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa, que traz sempre reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Esse tempo litúrgico deve ser vivido com a devida atenção ao seu espírito próprio, aos mistérios e conexões com nossa vida, gerando uma renovada conversão pessoal. Além disso, é tempo de reunir toda a Igreja e celebrar de forma intensa a razão da fé católica: Cristo se entregou por cada homem e vivo está.

[Adquira o E-book com as meditações para a Semana Santa 2022]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.