A caminhada quaresmal está praticamente na metade. No último domingo (7), a Igreja Católica deu início a terceira semana da Quaresma de 2021. Nessa jornada, muitos são os desafios e as graças que os fiéis têm encontrado. Inclusive, há quem não tenha começado a vivenciar seus propósitos para este tempo litúrgico, contudo vale destacar que ainda dá tempo de iniciar esse processo e se juntar àqueles que seguem lutando para cumprir as penitências e as renúncias em preparação para a Páscoa do Senhor.
Consagrada da Comunidade de Aliança, Raisa Lemos escolheu realizar ações nesse período baseadas no jejum, na esmola e na oração. “Eu me comprometi a acordar sempre na hora”, conta a missionária que tem se esforçado para não colocar o despertador em modo soneca de manhã. Em relação à esmola, Raisa partilha que sempre busca ter na bolsa algum alimento ou mesmo alguma valor para oferecer aos mais necessitados que encontra no dia a dia. Para bem viver a oração, ela escolheu fazer meditações e rezar a Via Sacra, sempre às sextas-feiras.
Já as renúncias de Ednardo Pereira, postulante da Comunidade de Aliança, tiveram como objetivo evitar a dispersão. Por isso, ele escolheu assistir menos à televisão e diminuir o uso das redes sociais. A meta de Ednardo é focar em ações que o ajudem a dispor seu coração ao que Deus deseja para a sua vida. “A Quaresma não é um tempo de triste, mas de alegria. Eu escolhi, neste tempo, levar mais a sério a questão do jejum, de olhar para a necessidade do outro. Tenho intensificado minhas orações pelas pessoas mais necessitadas”, conta o missionário.