Pela imposição das mãos e da oração consecratória do arcebispo de Fortaleza D. José Aparecido Tosi, os neo-sacerdotes da Comunidade Católica Shalom, Pe. Cristiano Pinheiro, Pe. Edie Bethlem, Pe. Gustavo José e Pe. Hintz Dagoberto, foram ordenados nesta última terça-feira (22), em solene celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Em tempos de Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, durante a homilia, D. José Antônio se aprofundou no versículo bíblico, “ Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é a sua misericórdia”, ao se referir que tudo é misericórdia de Deus. “Esse mesmo Deus colocou em nós toda a graça e responsabilidade de espalhar e fazer acontecer no mundo inteiro chegando a todos os corações a mesma misericórdia de Deus, por isso vocês Igreja, que nos colocou em missão do evangelho para que vivendo em nós o dom de Deus, que nos resgata e nos torna novas criaturas na comunhão do amor, também possamos levar esta mesma realidade testemunhada, anunciada e doada ao mundo em que nós vivemos até os confins da terra. ”
Assim como os apóstolos participaram da missão de Jesus de servir ao amor de Deus ao mundo, o Bispo motivou os novos padres a serem como os apóstolos, dignos colaboradores, continuadores e prolongadores da missão e da presença de Deus no mundo, pela força do Espirito Santo.
A missão de Cristo, segundo o Bispo, inclui também a união para que todos sejamos um na comunhão, e seja continuada na Igreja por aqueles que Ele consagra como seus colaboradores. Mesmo diante da pequenez humana, Deus torna seus escolhidos grandes da presença d’Ele, para que ajam na própria pessoa de Jesus Cristo, ” assim como o Pai me enviou eu também o envio”.
Com muita confiança, de portas abertas e grato pelo dom de Deus atualizado e renovado durante a ordenação, D. José Antônio se dirigiu aos futuros padres, “ vocês sabem, somos pequenos, mas amados por Deus, nosso destino é deixar com que Jesus aja em nós. Quanto menos de nós mesmos, mais d’Ele, e como Ele quer que seja, possamos ser Jesus, todos juntos no seu corpo, nós juntos no seu ministério, mas sempre no testemunho da comunhão e na caridade porque isso é o amor de Deus.
O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal.
Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral.
A cerimônia foi marcada por forte emoção e felicidade que tomou conta de todo os fiéis presente e da Comunidade Shalom, que com alegria, oferta os novos padres ao povo e à Igreja tornando a expectativa em realidade por misericórdia eterna de Deus. Quatro padres uma só alegria!
Confira a Galeria de Fotos da Ordenação [Ordenação Presbiteral]
Primeiras missas solenes:
Missa padre Cristiano
25 de dezembro às 18h
Shalom da Paz (Rua Maria Tomásia, 72)
Missa padre Edie
26 de dezembro às 19h
Shalom da Paz
Missa padre Hintz
27 de dezembro às 18h
Shalom da Paz
Missa padre Gustavo
28 de dezembro às 19h
Shalom da Paz