Igreja

‘Que o Senhor nos dê a todos a alegria de evangelizar’, pede Papa Francisco

O Pontífice deu continuidade ao ciclo de formações sobre o zelo apostólico. Confira este e outros destaques da Semana do Papa.

comshalom
Foto: Vatican News

O Papa Francisco deu continuidade esta semana ao ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico. A vida de São Francisco Xavier foi o ponto de partida para a meditação. Este domingo também é considerado o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Recorde a mensagem do Papa para a 0casião, que este ano tem como tema “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.

| Leia também: Santuário de Fátima lança site para jovens participantes da JMJ Lisboa 2023

Zelo Apostólico

O Papa Francisco prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre o zelo apostólico, na Audiência Geral desta quarta-feira, 17 de maio. O Papa apresentou o exemplo de São Francisco Xavier, “considerado, alguns dizem, o maior missionário dos tempos modernos”.

“Partiu assim o primeiro de um numeroso exército de missionários apaixonados dos tempos modernos, prontos a suportar dificuldades e perigos imensos, a chegar a terras e a encontrar povos de culturas e línguas totalmente desconhecidas, impelidos unicamente pelo fortíssimo desejo de tornar Jesus Cristo conhecido e o seu Evangelho”, disse Francisco.

De acordo com o Pontífice, “a atividade [de São Franisco Xavier] extremamente intensa estava sempre vinculada à oração, à união mística e contemplativa com Deus. Ele nunca abandonou a oração, porque sabia que ali havia força”.

“Muitos jovens hoje sentem a inquietação e não sabem o que fazer com essa inquietação”, disse ainda o Papa, acrescentando “olhem Francisco Xavier, olhem o horizonte do mundo, olhem os povos tão necessitados, olhem para tantas pessoas que sofrem, tantas pessoas que precisam de Jesus, e vão, tenham coragem. Ainda hoje existem jovens corajosos.”

E concluiu, “que o Senhor nos dê a todos a alegria de evangelizar, a alegria de levar adiante esta mensagem tão bonita que nos torna felizes”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Vatican News em português (@vaticannewspt)

Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo 21 de maio a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na sua edição número 57. O Papa na Mensagem que publicou neste ano assinala a necessidade de se “falar com o coração”. O título do texto é “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”.

Neste ano 2023, Francisco salienta a importância do coração na atitude da comunicação para que seja possível testemunhar a verdade.

“Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Após o nosso treino na escuta, que requer saber esperar e paciência, e o treino na renúncia a impor em detrimento dos outros o nosso ponto de vista, podemos entrar na dinâmica do diálogo e da partilha que é, em concreto, comunicar cordialmente. E, se escutarmos o outro com coração puro, conseguiremos também falar testemunhando a verdade no amor”, escreve o Papa.

O Papa propõe aos jornalistas e comunicadores, uma narração dos acontecimentos e dos factos que não crie ou motive polarizações ou oposições. Desafia-os para um desempenho de “gentileza” que seja “um verdadeiro antídoto contra a crueldade”. “A gentileza não é questão apenas de «etiqueta», mas um verdadeiro antídoto contra a crueldade, que pode, infelizmente, envenenar os corações e intoxicar as relações”, diz o Santo Padre.

Dia Internacional da Família

No Dia Internacional da Família, 15 de maio, instituído pela ONU e dedicado este ano ao tema “Tendências demográficas e famílias”, o Papa Francisco pede, num tuíte, que “sejam promovidas políticas sociais, econômicas e culturais ‘amigas da família’ e do acolhimento da vida”.

 

Com inf. Vatican News

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.