Formação

Quem é Jesus Cristo?

comshalom

Simão Pedro atreve-se a colocar um nome em Jesus, isto é, a dizer-lhe quem é Ele e a defini-lo: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”.

Mas o que significam essas palavras?  O que é que elas significaram para Pedro? Podemos supor que Messias recordava a Pedro as velhas histórias de libertação de seu povo. Para um povo como o judeu, que vivia àquela época, sob a dominação romana, libertação não poderia ter outro sentido que o de libertação política. Finalmente, Deus se manifestava claramente a favor do seu povo. Isso não significa que Pedro sentisse ódio pelos romanos, mas não seria uma legítima aspiração a busca da liberdade tanto das pessoas quanto dos povos?


Ao dizer que Jesus era o Messias, Pedro estava expressando a sua fé em um Deus libertador, um Deus que apoiava a liberdade de seu povo para tomar as suas próprias decisões e ser, assim, dono de seu destino.
Pedro, no entanto, disse também que Jesus era “o Filho de Deus vivo”. Ele não tinha clareza sobre o significado de Filho de Deus. Pelo menos, não tanto como nós. Provavelmente, o que Pedro procurou sublinhar foi a especial relação que percebia entre Jesus e Deus, aquele a quem o próprio Jesus chamava de seu Abá, seu Papai. Tratava-se de uma relação especial de amor, de carinho e de mútua entrega. Mas, além disso, Pedro diz que Jesus é o Filho de Deus vivo. Esta é a outra informação importante para assinalarmos. A vida é o que nós, humanos, temos de melhor. É, possivelmente, a única coisa que temos.
Quando pensamos em Deus, pensamos na vida, mas não na nossa, sempre cercada pela morte, mas na vida plena, para sempre verdadeira. Jesus é o Filho de Deus vivo porque, desta maneira, Pedro o via. Era capaz de comunicar a vida aos que estavam ao seu redor. Aos que encontrava, a seus amigos.
No final, Pedro confessou que Jesus preenchia totalmente suas expectativas de libertação e de vida, que em Jesus encontrava uma chance de sair desse círculo fatal de escravidão e morte em que nós nos vemos envoltos.
Perguntemos a nós mesmos, o que desejamos dizer ao confessar que Jesus é o Filho de Deus, o Senhor, o Cristo. Cabe a cada um de nós refletir e colocar Jesus e sua mensagem no seu devido lugar em nossa vida.

 

Dom Eurico dos Santos Veloso


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Jesus.
    O nome JESUS provém do Aramaico “Yeshua” (Javé salva) que foi adaptado em grego Iesous e foi adaptado em Latim Iesus.
    A palavra CRISTO provém do hebraico “Massiah” (Ungido) que foi Traduzida em Grego Khristós.depois em Latim Christus do qual deu origem em português a palavra Cristo.
    Jesus Cristo é o Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Santissíma Trindade,
    o Deus Filho, o Verbo que se fez carne e habitou entre nós.
    Três dias após a Seu Sofrimento na cruz,Jesus ressuscitou no Domingo e por isso Jesus esta Vivo depois Jesus retornou para o céu para Junto de Deus Pai.
    Jesus é Deus e, como tal, possui os mesmos atributos de eternidade,
    onisciência, onipotência, onipresença e imutabilidade.
    Jesus Cristo afirmando: “EU E O PAI SOMOS UM”.
    Jesus participou da Criação. (Gn 1.16; Jo 1.3; 21.17;
    Ef 1.20-23; Ap 1.8; Is 54.5; 9.6).