Formação

Quem pediu a Jesus a Eucaristia?

Um dia, estando em oração diante de Jesus presente no sacrário, veio-me uma pergunta que nunca me tinha feito antes, e que nunca tinha ouvido de alguém: “Quem pediu a Jesus a Eucaristia?”

comshalom

Fazem mais ou menos 15 anos que entendi melhor o sentido misterioso e amoroso da Eucaristia e cada dia que passa este sacramento me atrai e me seduz mais, pela sua beleza e pelo seu conteúdo. É Jesus que se faz presente entre nós no seu corpo e sangue. É a presença do Verbo que, em forma diferente, permanece entre nós e fixa sua morada no nosso coração.

O povo se aproximava de Jesus para lhe pedir pão, saúde, milagres, curas de doenças do corpo e do espírito, mas nunca ninguém se aproximou de Jesus para lhe dizer: “Deixa-nos o teu corpo e sangue”. O amor não se pede, ele se dá livre e gratuitamente e, na medida em que se ama, não se quer deixar coisas, mas a própria vida.

Corpo e sangue

Jesus, na sua loucura de amor pelo homem, procurando um “dom” para nos deixar antes de partir, viu que nada poderia ser maior e melhor que o seu corpo e sangue. Na semana santa somos arrebatados por este mistério que a Igreja nos convida a celebrar dentro de um gesto simples, de amor e de humildade, o lava-pés, onde o Senhor Jesus se faz para nós gesto de amor e de serviço e nos convida a fazer o mesmo, se queremos ser felizes.

A plenitude da felicidade que tanto procuramos está no próprio dom de si: “Não há maior amor do que dar a vida por aquele que se ama”. A última páscoa de Jesus celebrada antes de sua morte foi “dramática”. Ele quis mostrar, através de gestos e palavras, que era chegada a sua “hora” e por isso nos recorda como a última ceia foi “desejada ardentemente por Ele”. E quis dar a esta celebração um sentido novo, de uma aliança que nada e ninguém poderia romper.

De onde surgiu a Eucaristia?

A Eucaristia surgiu do coração de Jesus e somente pode ser compreendida pelo caminho do coração, do amor, do dom de si. A ceia nos recorda intimidade, amizade, diálogo, partilha, onde tudo é colocado na mesa. Assim Jesus nos fala do seu amor para conosco e também do desamor que tinha entrado no coração de Judas, que tramou a traição por um punhado de moedas. O dinheiro, com seu poder, destrói o amor, a gratuidade e nos faz produtos de venda e vendedores dos valores mais sagrados, como a amizade, o amor, a fidelidade. A Eucaristia, vista com os olhos do amor, não pode ser um gesto isolado, vivido uma única vez, necessita ser celebrado constantemente para tornar novamente presente e vivo entre nós o mesmo Cristo, fonte e finalidade de toda celebração.

A Eucaristia é “fonte e cume” de toda liturgia e de nossa fé. Cristo nos mandou celebrar esta última ceia como “memória viva e perene”. O Papa João Paulo II, na sua encíclica “Igreja da Eucaristia”, como mestre sábio, nos toma pela mão e nos conduz a reviver este mistério nos recordando como, desde o início, ela foi celebrada no seio da comunidade e como Maria participava com amor imenso e intenso das primeiras eucaristias celebradas por Pedro, João, Tiago…

Ação de graças

A memória do Senhor no sacramento do seu corpo e sangue foi, ao longo dos séculos, assumindo vários nomes que permanecem até hoje e nos evocam a vida do mesmo Jesus, dom do Pai à humanidade. É bom nos lembrar que a palavra Eucaristia, já presente na comunidade apostólica, significa “dar graças, bendizer, louvar a Deus” pelo dom do seu Filho Jesus Cristo. Tudo na Eucaristia é agradecimento, louvor, adoração. Mas também a Eucaristia é chamada, a partir do texto dos Atos dos Apóstolos 2,42-47, “fração do pão”, palavras que nos recordam os discípulos de Emaús que reconheceram Jesus “ao partir o pão”. Era o gesto tão especial, próprio e familiar que tantas vezes tinham visto Jesus fazer e que por isso não podiam se enganar.

No repartir o pão da Eucaristia manifestamos toda a nossa unidade e amor. Os místicos nos recordam que “reparte-se o pão, mas não se reparte Cristo, que permanece todo e intacto em todos os mínimos fragmentos da hóstia consagrada”. Daí surge a exigência de receber com carinho e com amor a hóstia consagrada que é presença de Jesus. O amor nos faz atenciosos e compenetrados na presença do Amado. Quem come o corpo de Cristo e bebe o seu sangue, diz Agostinho, torna-se Cristo.

Mais tarde, a Eucaristia começou também a se chamar “missa”, que quer dizer “missão”. Todos os que participavam desta memória de Jesus tornavam-se também enviados e mensageiros do mesmo Senhor Jesus, que continua em cada celebração a nos enviar a sermos apóstolos do amor. Os nossos olhos não vêem, mas o amor e a fé nos transmitem a segurança da presença do Senhor: “Neste pão está escondida a fonte da vida”. Santa Teresinha, com seu amor simples de criança, nos diz: “Sempre que comungo recebo na minha alma um beijo de Cristo e dou um beijo na alma de Cristo”. Não amar a Eucaristia, não se sentir atraído por ela, e não sentir saudade de receber e estar com Jesus é, no mínimo, uma falta de amor pelo Amigo de todos os amigos.

Frei Patrício Sciadini, OCD

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.