Formação

Quem pertence à Igreja Católica?

comshalom

“São incorporados plenamente à sociedade da Igreja os que, tendo o Espírito de Cristo, aceitam a totalidade da sua organização e todos os meios de salvação nela instituídos e na sua estrutura visível “regida por Cristo através do Sumo Pontífice e dos Bispos” se unem com Ele pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do regime e da comunhão eclesiásticos” (CIC, 837).

E o Catecismo faz um alerta muito importante:

“Contudo, não se salva, embora esteja incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece dentro da Igreja com o corpo, mas não com o coração” (nº 837).

Em seguida ele faz uma síntese perfeita da razão de ser da Igreja:

“É para reunir todos os seus filhos” que o pecado dispersou e desgarrou “que o Pai quis convocar toda a humanidade na Igreja do seu Filho. A Igreja é o lugar em que a humanidade deve reencontrar a unidade e a sua salvação” (nº 845).

Santo Agostinho disse que a Igreja é “o mundo reconciliado”. Os Padres da Igreja viam-na figurada na Arca de Noé, a única que salva do dilúvio.

Os mesmos Santos Padres afirmavam que “fora da Igreja não há salvação” (CIC, 846); e o Catecismo explica o sentido dessas palavras:

” Formulada de maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça através da Igreja que é o seu Corpo.

Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação. O único mediador e caminho da salvação é Cristo, que se nos torna presente, no seu Corpo, que é a Igreja. Ele, porém, inculcando com palavras expressas a necessidade da fé e do batismo, ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo batismo, como que por uma porta. Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiseram nela entrar, ou então perseverar” (CIC, nº 846; cf LG, 14).

Mas o Catecismo explica também que:

“Esta afirmação não visa àqueles que, sem culpa, desconhecem Cristo e a sua Igreja” (nº 847).

A Igreja sabe que:

“Deus pode por caminhos dele conhecidos levar a fé a todos os homens que sem culpa própria ignoram o Evangelho” (AG, 7).

Trechos do livro: “A MINHA IGREJA” DO Prof. Felipe de Aquino


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.