A quinta-feira de lava pés, como é conhecido o dia que antecede a sexta-feira da Paixão de Cristo, traz não somente a mensagem da humildade e serviço de Jesus. Na primeira tarde do retiro de semana santa em Fortaleza, Padre Silvio Scopel explicou que a quinta-feira santa é uma síntese de todo o mistério Pascal, por isso a importância de vivê-la e compreendê-la bem. “É neste dia que Jesus institui a Eucaristia, institui o sacerdócio e também recebemos o mandamento do amor e a
nova medida do amor, que é a medida de Cristo”, salientou.
Ao aprofundar mais, a quinta-feira santa revela o mistério da obediência filial ao Pai, visto que Jesus sabendo que a sua paixão se aproximava cumpre a vontade do Pai. Segundo Pe. Silvio, a vitória que buscamos é fazer a vontade do Pai, visto que foi assim que Jesus venceu o mundo. Ele lembrou que só é possível fazer a vontade de Deus se estivermos em oração.
“Vigiai, disse Jesus, a pessoa que está orando não cai em tentação, mesmo quando estivermos nas trevas. Orar e permanecer na oração”, afirma o padre. É na oração que Deus converte a nossa vontade rebelde a uma obediência filial. E isto traz consigo três frutos: a renúncia do querer ser Deus, a obediência filial e a liberdade de filhos de Deus. Viver a quinta-feira santa, é viver uma batalha na vontade de Deus que tem em vista ressuscitarmos com Cristo no Domingo de Páscoa.
Serviço
O retiro de Semana Santa em Fortaleza, tem como tema neste ano “Eu venci o mundo” e continua amanhã, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 08h00.
Confira também
Um mergulho no mistério da Paixão de Cristo em preparação para o Tríduo Pascal
Por Lydiana Rosseti