Como uma forma de manifestação artística e de contato direto com a cultura urbana, o RAP é um estilo musical acompanhado de rimas, batidas e poesias. O RAP é também a base de missão em que está alicerçada a banda ALIANÇA VMS, primeira a apresentar o RAP aos moldes do carisma Shalom. Nascida do coração de Deus e formada dentro da Missão de Santo Amaro (SP), o Aliança VMS (Virgem Maria Santíssima), tem como principal objetivo viver a vontade de Deus, testemunhando e confiando na intercessão de Maria e, doando-se através da música na evangelização dos jovens.
Composta por nove membros, o VMS é uma prova da necessidade de vivermos uma sadia enculturação nos diversos estilos musicais que a sociedade possui e que podem, por meio da evangelização, gerar mudança de vida: “Sabemos que abrimos uma nova vertente de atuação na música cristã dentro da Comunidade Shalom e, o VMS experimenta, com esse estilo particular, de eventos como o Festival de Hip Hop da Obra de Ribeirão Preto, o Congresso de Jovens Shalom, o Halelluya, onde também já marcamos presença. São oportunidades claras para alcançar uma quantidade significativa de pessoas, que buscam, por meio do RAP, exteriorizar seus desejos de liberdade e esperança”, relata Marcelo Henrique, vocal e coordenador do VMS.
“Quando eu me dou conta de que, quem escuta nosso som faz a experiência de olhar e ouvir Deus amplamente em cada momento nos shows que já fizemos, percebo que com Cristo e, através dos cuidados dEle, muitos são atraídos pelo ritmo que expressamos e tem um forte encontro com Deus! É real, eles vão sendo evangelizados e alcançados pelo RAP” expressou Henrique Franklin, backing vocal da VMS. Além de, levar para os jovens a boa nova do Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz, o VMS consegue desmistificar a ideia de que a ‘igreja’ não pode ou não canta de forma atraente em outros estilos.
A missão da banda nos possibilita ver que existe um público que só pode ser alcançado por essa linguagem e que, espera pelo anúncio que sai desse ritmo. Para a jovem e estudante de Engenharia Civil, Gabriella Moreira, que ouviu o VMS no Festival Shalom de Hip Hop de Ribeirão Preto, a linguagem diferenciada que a banda apresenta, quebra a resistência de muitos jovens que são adeptos a esse estilo: “Ver o VMS me fez ter, cada vez mais certeza, de que, para evangelização atual, é necessária essa adaptação! Eles mostram uma responsabilidade feliz, eles dizem com a vida que o RAP é missão! Quando eles começaram o show e conduziram a oração como um grupo de RAP, o jeito como eles falavam — próprio desse movimento — fisgou os jovens de uma maneira muito forte… Em um lugar como São Paulo, onde esse estilo é parte da cultura local, o trabalho do VMS pode levar estes jovens a encontrar o seu espaço na Igreja. O VMS é o rosto de Cristo para essa geração que espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus!”.
Virgem Maria e a Nova Aliança
O nome da banda nasceu de um momento de oração comunitária onde Maria manifestou sua presença, acompanhando a formação do ministério desde o início. Ela que é a Esposa do Espírito, mostrava que seria a porta de entrada de muitos jovens para a experiência com Deus. Maria, para o Aliança VMS, é a medianeira desta experiência fecunda do Amor de Deus para o homem.
“Dias virão — oráculo do Senhor — em que firmarei uma nova aliança com as casas de Israel e de Judá…” (Jeremias 31,31-34) – Impulsionados à vida missionária por essa palavra do livro do profeta Jeremias, o VMS acredita que a inspiração e ação do Espírito Santo geram dentro dessa Nova Aliança de Deus com os homens, experiências de caridade e oferta, que dão aos jovens uma verdadeira esperança e alegria, através das músicas e do olhar diferente para o RAP — estilo musical, por vezes, marginalizado, por estar inserido de forma mais expressiva num ambiente de violência e criminalidade. Sendo um grupo cristão e, manifestando um carisma específico, o VMS tem o grande desafio de mostrar o verdadeiro sentido das rimas que gritam o desejo mais profundo do coração dos homens: Deus.
Carregando experiências novas e marcantes de cada missão, o Aliança VMS, já tocou durante o Congresso de Jovens Shalom 2014, em Fortaleza e 2016, em Brasília, além disso, gravam no coração, uma participação especial na gravação do DVD 180 Graus do Missionário Shalom, no Halleluya 2015, em Fortaleza. Com um grande caminho a percorrer, a banda Aliança VMS, traz consigo um ardor missionário novo, a criatividade e paresia necessária para evangelizar e o desejo ardente de corresponder ao apelo de Deus para a salvação dos homens.
SERVIÇO: Acompanhe o Aliança VMS nas redes sociais ou entre em contato para conhecer mais sobre esse grupo: Facebook.com/aliancavms ou instagram.com/aliancavms | vms@comshalom.org ou (11) 95332 – 1369.
Larissa Sassi