Formação

Receber a eucarístia é receber a eternidade

comshalom

As vidas dos cristãos só tomam sentidas a partir da sua plena comunhão com Cristo. Neste mês dedicado as vocações, vamos neste domingo rezar pelos nossos pais para que eles possam cumprir com alegria a missão que o Senhor lhes confia dentro da família. Deus é Aba, que quer dizer paizinho querido. Que todos os pais sintam em seus corações a grande missão de estarem sempre junto as suas esposas na educação e orientação de seus filhos.

OREMUS: Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Jo 6, 41-51):

Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.

Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é minha carne dada para a vida do mundo”.

“QUEM COMER DESTE PÃO VIVERÁ ETERNAMENTE”.

Toda pessoa humana busca o eterno. O alimentar-se com a vida divina que nos é dada através da Eucaristia nos faz novas criaturas dando-nos a capacidade de pelo poder de Deus sermos ressuscitados.

O mistério da comunicação de Deus com suas criaturas passa automaticamente pela presença dele no meio de nós. Se a Igreja perdura todos estes séculos sem sofrer tantas divisões como acontecem com outras religiões é graças a presença real de Jesus no mistério eucarístico.

É uma alegria para nós cristãos termos a certeza, de que mesmo vivendo dentro de nossas limitações, Jesus está sempre presente no meio de nós. A presença de Jesus é transformante e renovadora. Precisamos nos transformar na eucaristia que celebramos e recebemos. O processo de ressurreição ou de eternização na nossa vida começa com a comunhão de nossa existência com a divina. Para recebermos Jesus devemos configurar a nossa vida com a dele.

A fome do eterno continua ativa dentro de nosso coração. Não podemos criar substitutivos alienantes da nossa própria realidade. A pessoa humana só será feliz com uma relação profunda com o Eterno. Mesmo tendo todos os bens deste mundo, sem esta relação, a vida se torna vazia e superficial.

Deus vem até nós. Baixa para que nós possamos subir. Quem souber perder saberá ganhar. O cristão deve aprender constantemente que na derrota aparente da cruz está a vitória final. O sofrimento momentâneo do seguimento não se compara com a alegria e a felicidade permanente dos que se comunicam com Deus.

Comungar é aceitar o Cristo por completo com sua vida paradoxal e contraditória. Nunca seremos elogiados e valorizados pelo mundo guiado pelas relações comerciais. O ser humano está muito distante de sua verdadeira realização. Quando fazemos a experiência de perdão e de comunhão a nossa vida se transforma em fonte de realização e amor.

“Senhor Jesus venha sempre nos libertar de nosso próprio egoísmo e vaidade…”.

Fonte: Frei Giribone


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.