Formação

Recebereis uma força do alto e sereis minhas testemunhas

comshalom

No Domingo de Ramos, além do grande acontecimento, a entrada de Jesus em Jerusalém, celebramos também o dia Mundial da juventude, onde cada jovem é convocado a abraçar a sua cruz e seguir Jesus rumo ao Calvário. Segui-Lo não com as suas forças, mas com o poder do Espírito Santo que Ele mesmo prometeu: “Recebereis uma força do alto e sereis minhas testemunhas” (At1,8).
Na mensagem do Papa Bento XVI, em virtude da preparação para a Jornada Mundial da Juventude ele nos lembra que “o Espírito Santo continua a agir com poder na Igreja, e os seus frutos são abundantes na medida em que se dispõem a abrir-nos à sua força renovadora. Por isso, é importante que cada um de nós O conheça, entre em relação com Ele e por Ele se deixe orientar. Mas nesta altura apresenta-se naturalmente uma pergunta: quem é para mim o Espírito Santo? Com efeito, não são poucos os cristãos para os quais Ele continua a ser o “grande desconhecido”. Para nós que O conhecemos constitui-se um dever levá-Lo àqueles quem são ignorantes.
O Espírito Santo é um Dom de Deus, concedido a toda criatura humana à medida da sua abertura e desejo de recebê-Lo. Depois de uma experiência com Ele não podemos permanecer aprisionados pelo pecado, pelas mentalidades mundanas que corrompem a consciência humana; dominados pelas paixões e mergulhados no egoísmo. “Ele impele-nos rumo aos outros, acende em nós o fogo do amor e torna-nos missionários da caridade de Deus”.(Bento XVI)
O santo padre nos interpela para a missão e nos faz refletir sobre a realidade da nossa vida nossa. Diz ele: “Muitos jovens refletem sobre a sua vida com apreensão e formulam muitas interrogações acerca do seu futuro. Preocupados, eles perguntam-se: como inserir-se num mundo assinalado por numerosas e graves injustiças e sofrimentos? Como reagir ao egoísmo e à violência, que por vezes parecem prevalecer? Como dar pleno sentido à vida? Como contribuir para que os frutos do Espírito, que recordamos acima, “caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança” (ponto n. 6), inundem este mundo ferido e frágil, antes de tudo o mundo dos jovens? Com que condições o Espírito vivificador da primeira criação, e, sobretudo da segunda criação ou redenção, pode tornar-se a nova alma da humanidade? Não esqueçamos que quanto maior é o dom de Deus e o do Espírito de Jesus é o máximo tanto maior é a necessidade que o mundo tem de o receber e, portanto, tanto maior e mais apaixonante é a missão da Igreja de dar testemunho credível do mesmo”.
Na verdade é árdua a nossa missão, são numerosas as barreiras que se opõem, o caminho é longo e exige uma grande perseverança, mas a respostas aos nossos questionamentos encontraremos na própria Palavra de Deus: “Recebereis uma força do alto”. Não combatemos sozinho, o Senhor marcha à nossa frente. Certamente precisamos da força do alto para compreender os mistérios do caminho.
Nós do Projeto Juventude para Jesus de Fortaleza, em comemoração ao Dia Mundial da Juventude realizamos nesse Domingo de Ramos, o Jovem Dê um Sinal de Paz, com o tema: “A Cruz de Cristo revela plenamente o Amor”. O Evento teve o inicio com a Caminhada de ramos seguida da Celebração Eucarística. À tarde nos reunimos para suplicar ao Senhor a coragem de abraçar a nossa cruz e sem medo irmos ao encontro daqueles aos quais o Espírito Santo continua sendo um desconhecido. Durante a nossa reflexão podemos perceber que a nossa missão está intrinsecamente ligada a Jesus, pois ela comporta grandes sacrifícios, assim como a de Jesus que Lhe custou a própria vida. Mas não podemos esquecer o que a alegria que virá é bem maior que as dores deste mundo.
O santo padre nos lembra ainda que o Espírito, infunde em nós a caridade divina, que nos torna capazes de amar o próximo e de nos pormos com disponibilidade ao seu serviço. Revelando Cristo crucificado e ressuscitado, o Espírito Santo ilumina, indica-nos a vida para nos tornarmos mais semelhantes a Ele, ou seja, para sermos “expressão e instrumento do amor que dele dimana” (Encíclica Deus caritas est, 33). E quem se deixa guiar pelo Espírito, compreende que pôr-se ao serviço do Evangelho não é uma opção facultativa, porque sente como é urgente transmitir esta Boa Nova também aos outros. Todavia, é necessário voltar a recordá-lo, só podemos ser testemunhas de Cristo se nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo, que é “o agente principal da evangelização” (cf. Evangelii nuntiandi, 75) e “o protagonista da missão” (cf. Redemptoris missio, 21). … Cada um de vós tenha a coragem de prometer ao Espírito Santo que conduzirá um jovem para Jesus Cristo, do modo como melhor considerar, sabendo “responder com doçura a todo aquele que vos perguntar a razão da vossa esperança” (cf. 1 Pd 3, 15).
Certos de termos recebido a força do alto, unidos a virgem Maria querermos prosseguir, trilhando com Jesus esse caminho de e para a felicidade com suas alegrias e renúncias, conscientes de que somente Cristo pode satisfazer as aspirações mais íntimas do nosso coração.
Célio Lourenço
Consagrado à Comunidade de Vida Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.