Mundo

Reflexões para este tempo (III), Emmir Nogueira

comshalom

“Os frutos da carne e do Espírito se opõem reciprocamente de sorte que não fazeis o que quereis” (Gl 5,17)

Um dos importantes significados desse versículo de Gálatas pode facilmente nos escapar. O fato dos frutos da carne e do Espírito se oporem mutuamente vem do fato de o Espírito e a carne se contraporem essencial radical e drasticamente, a ponto de não haver nada em comum entre os dois. Como agimos seja “no Espírito”, seja “na carne” (pois não há como agir concomitantemente em ambos) pode ocorrer que se, com a melhor das intenções, agirmos com as armas da carne, colheremos inevitavelmente, frutos da carne, ainda que nossa intenção inicial seja boa.

Assim, ainda que tenhamos por intenção os frutos do Espírito, se, para alcança-los, agimos “na carne”, produziremos fatalmente frutos carnais, ainda que não o desejemos.

Dessa forma, é preciso purificar não somente as intenções como também os meios para alcançar nosso objetivo. Os meios são as armas com que lutamos e, caso não sejam do Espírito, não darão os esperados e desejados frutos do Espírito, como a intenção inicial. Pelo contrário, frustrarão nossa boa intenção, nossos bons desejos com amargos frutos carnais.

Eis o que significa, nesse caso, não fazer o que queremos (nossos bons desejos e intenções mas o contrário, o que não queremos, como diz são Paulo em Gl 5,17.

conversa3Isso pode nos ocorrer a cada vez que defendermos com paixão um ponto de vista. A boa intenção inicial ao utilizar-se da carne, produz o frustrante fruto amargo contrário a ela mesma.

Se aplicarmos esse versículo às eleições, veremos que, ainda que os desejos e intenções tenham sido, de ambos os lados, os melhores possíveis -o bem do Brasil e de seu povo – ao utilizar armas da carne (rixas, ódio, desavenças, críticas, julgamentos, grosserias, calúnias, maledicência) ambos os lados deixaram de alcançar os bons frutos que inicialmente desejaram. Em poucas palavras: objetivo lícito e santo + armas da carne = objetivo contrário ao desejado; objetivo lícito e santo + armas do Espírito = objetivo alcançado pelo poder do Espírito.

Deus nos ajude a submeter ao Espírito nossas paixões e lutar com armas espirituais nas próximas ocasiões, seja em um corriqueiro desentendimento no trânsito, no elevador, na família, seja nas próximas eleições.

 Emmir Nogueira

Leia também:

Reflexões para este tempo (I)

Reflexões para este tempo (II)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.