Shalom

Relembre hoje: Há exatos 3 anos, acontecia a abertura da Convenção Shalom em Roma

Júbilo, oração e muito louvor. Relembre hoje o primeiro dia da Convenção Shalom, evento histórico da Comunidade que aconteceu no ano de 2017, em Roma.

comshalom

Há exatos três anos, na Basílica de São João de Latrão, Catedral de Roma, às 17h30, acontecia a abertura da Convenção Shalom, peregrinação que reuniu milhares de fieis na Cidade Eterna. A missa que marcou o início do evento foi presidida pelo Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Os peregrinos da Comunidade Católica Shalom provenientes de diversas partes do mundo chegaram na Basílica por volta de 16h para passar pelo controle de segurança e iniciar a celebração.

Relembre agora as palavras de Dom Rino aos missionários do Shalom e, se possível, reze com elas neste dia tão especial.

______________

Roma, 3 de setembro de 2017.

Caros amigos da Comunidade Católica Shalom,

Bem-vindos a Roma. É uma alegria acolher toda uma comunidade na cidade onde Pedro e Paulo fundaram a Igreja e deram, com seu martírio, testemunho e fé em Jesus Ressuscitado.

Vós escolheis vir aqui, à sede do Sucessor de Pedro, para festejar os trinta e cinco anos da vossa fundação. O Senhor iluminou primeiramente a Moysés, e com ele a Maria Emmir, e depois, nestes anos, singularmente, a cada um de vós, para formar uma comunidade de pessoas com o desejo de viver em comunhão como uma verdadeira família, e ser no mundo sinal concreto do amor de Cristo.

A vossa família progressivamente cresceu. Da pequena casa do Shalom da Paz, ao Ocidente e até o extremo Oriente, aonde fostes enviados, para ser novos evangelizadores. Fostes chamados a levar, a quantos encontrares nos vossos caminhos, o anúncio Evangelho que salva.

A vossa fé, o vosso entusiasmo, e a vossa criatividade em encontrar linguagens e instrumentos adequados para uma nova evangelização, são uma força que quer entrar no coração de tantos jovens que esperam de vós o testemunho de como Jesus vos ama.

Anunciar o Evangelho não é só uma alegria com a qual, de modo particular, vós dais testemunho; é também uma responsabilidade. Quem é chamado de ser discípulo do Senhor e sabe que é missionário, sabe que tem algo como um dom particular, sabe que não pode delegá-lo a ninguém mais, porque o Senhor o chamou e vós estais respondendo com tudo o que és.

Não podeis, portanto, inventar nenhum álibi, porque o amor com o qual Ele vem ao vosso encontro é tão grande, tão incrível, tão novo e nunca experimentado antes, que vos transformou. Sim, quem é chamado de anunciante do Evangelho é capaz de uma grande renúncia por si mesmo, porque tocou com a própria mão o ser amado por Deus.

A palavra de Jesus no Evangelho deste domingo vem iluminar o sentido da nossa escolha, e o motivo da nossa presença aqui em Roma. Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo e tome cada dia a sua cruz. O verdadeiro discípulo não é somente aquele que fala, mas o que vive da mesma vida do Mestre.

Ter encontrado Cristo nas nossas vida, equivale a ter compreendido o sentido da nossa existência; porque o Filho de Deus nos olhou e fixou Seu olhar em nós como ninguém antes. Podes ter tremido de espanto por este chamado, mas houve uma alegria de um encontro com uma capacidade de superar tudo. Por isso, é na renúncia que você está devolvido à vida.

Deixamos algo porque nos tornamos livres na fé naquele que me amou e se entregou a si mesmo por mim (cfr Gal 2,20). Pedro, Tiago e João são convidados por Jesus a subir ao monte onde Ele é transfigurado. A via do discipulado é às vezes difícil, é como subir um alto monte, mas o que nos espera é contemplar o Cristo e sentir o desejo de permanecer para sempre com Ele.

A experiência do Profeta Jeremias, que escutamos na primeira leitura, pode em algum momento da vida ser a nossa própria experiência. Seduziste-me, Senhor e eu me deixei seduzir. É assim. Quando Jesus chama, seduz, porque a Sua voz é aquela de quem ama. É uma sedução que indica uma estrada a seguir, mesmo se tu ainda és jovem, como o profeta, e se te achas incapaz de falar.

Vocês lembram de como Deus entra na vida de Jeremias? Antes mesmo de teres nascido, Eu te consagrei; Eu te estabeleci profeta das nações. Respondi: Ai de mim, Senhor Deus! Eu não sei falar, porque sou jovem. Mas o Senhor me disse: Não digas: ‘Sou jovem’. O Senhor tocou em minha boca e disse: Eis que coloco minhas palavras em tua boca.

O Shalom é uma comunidade jovem e composta de jovens. Que ninguém diga, porém, ‘sou jovem’, como impedimento para anunciar radicalmente o Evangelho. Não tenhas medo, pois Deus tocou os teus lábios, Cristo entrou na tua vida, o Espírito Santo te protege com a Sua presença. Tu deves apenas ir; deves abandonar-te ao Espírito que te conduz aonde Ele quer; deves deixar-te amar sem opor resistência.

O entusiasmo de termos sido escolhidos e enviados, muitas vezes se confronta com as dificuldades que o anúncio do Evangelho comporta. Sentimos o peso sobre nós; percebemos nossa pequenez e a grandeza do Evangelho; as observações das contradições e do quão desafiante a missão pode ser podem até parecer incoerências. Pode acontecer, como ao profeta, de ceder à tentação de querer deixar tudo.

O mundo, por sua vez, propõe uma vida mais fácil e aparentemente mais feliz; os outros, muitas vezes, porque são menos conscientes, não parecem ter tantos problemas; às vezes pode acontecer que as incompreensões e decepções se tornem um impedimento… quantas dificuldades! Mas ainda assim, a experiência do primeiro momento em que te sentistes amado ganha força (…) É exatamente assim: quando se ama, não se veem mais dificuldades, mas se busca o bem da pessoa amada, para que ela seja feliz.

O apóstolo Paulo, na segunda leitura, nos lembrou “em nome da misericórdia”; ou seja, que sejamos fortes da misericórdia de Deus por nós, para assim rendê-Lo um “culto espiritual”. Mas o que significa esta estranha expressão? Em parte, ele mesmo a explicou, dizendo que somos chamados a “oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

Como Jesus ofertou a si mesmo como cordeiro pascal, também assim nós somos convidados com toda a nossa existência, sem exceções, a participar deste grande mistério de salvação. O culto “espiritual”, então, é uma escolha pensada, meditada, refletida, rezada, com a qual desejamos viver na comunhão com o Senhor Ressuscitado para sermos sinais da Sua comunidade em meio ao mundo.

Fiquemos alguns instantes em silêncio.

Que a palavra que o Senhor nos dirigiu hoje continue a provocar a nossa mente e a nos fazer refletir, e que o nosso coração se abra à oração. Rezemos com as palavras com as quais iniciamos esta Santa Eucaristia: Ó Deus, nosso Pai, suscita nos nós amor por Ti, e reaviva a nossa fé, para que cresça em nós o germe do bem e com o Teu auxílio amadureça plenamente. Depois de trinta e cinco anos, o caminho está apenas em seu início, Comunidade Shalom. Que o Senhor vos acompanhe com Sua própria graça e com o Seu amor para com cada um de vós. Amém.

MISSA DE ABERTURA DA CONVENÇÃO SHALOM 2017 | HOMILIA


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. E eu estava lá ! Bendita Providência !
    Uma grande graça e presente de aniversário !
    Qto esta Convenção solidificou em mim a potência do amor divino e o desejo de corresponde-lo pela consagração de vida como Aliança !
    Obrigada por compartilhar desta riqueza vivida para rezarmos novamente…
    Shalom !