Formação

Religiosidade enevoada, como reagem as seitas no primeiro mundo?

comshalom

Por D. Julian Porteous, professor de teologia e bispo auxiliar de Sydney

O drama do ateísmo foi vivido no século XXI, ainda que suas raízes se estendam a séculos anteriores. O cardeal Walter Kasper indica que «o ateísmo, em sentido próprio, que nega todo o divino, foi possível na idade moderna. Pressupõe o cristianismo e, neste sentido, é um fenômeno pós-cristão. A fé bíblica na criação quebrou a ignominiosa concepção do mundo que se tinha na antiguidade e efetuou a desumanização da realidade distinguindo claramente e sem ambigüidades entre Deus o criador e o mundo como sua criação».

Uma vez que o ditado de Nietzsche, Deus morreu, fosse aceito e vivido existencialmente no primeiro mundo, produziu-se na cultura uma mudança de paradigma. Gaudium et Spes fez notar esta mudança essencial: «Quando se esquece a Deus, contudo, a criatura em si mesma torna-se ininteligível» (número 36). O primeiro mundo experimentou uma hemorragia de sentido da própria vida. A comunhão da civilização baseada em estruturas cristãs se fragmentou. A Torre de babel volta a existir. Isto é experimentado com grande força pelos jovens. A cultura cristã da vida é substituída pela mórbida cultura da realização pessoal. Esta cultura dá lugar à incapacidade de dar-se aos demais e por isso a pessoa se sente só, e então, alienada. Contudo, continua sendo verdade que somos criaturas e portanto temos uma orientação natural ao Criador. «A natureza abomina o vazio» e assim o primeiro mundo, especialmente entre os jovens, busca um sentido da vida para a comunhão com os demais e com o Divino.

É neste desassossego, o próprio desassossego que levou Santo Agostinho a buscar o sentido de sua vida, no qual surgem as seitas. A cultura pós-cristã do primeiro mundo provocou uma suspeita, para não dizer hostilidade, contra a Igreja. As seitas oferecem uma experiência do numinoso e de ‘pertença’ mas sem contar com estruturas ou organizações estabelecidas, sem «Igreja».

Se o Criador e o mundo não são distintos então são permitidos todos os meios para alcançar a experiência do numinoso para a própria realização individual. Portanto, como indica o documento Jesus Cristo, quem dá a Água da Vida, as seitas, posto que estão sob a égide da Nova Era, se nutrem de muitas tradições, desde as práticas ocultistas do antigo Egito até a prática contemporânea do budismo zen e yoga (cf. 2.1).

As seitas se prestam a responder aos desejos mais básicos e primordiais do homem e da mulher pós-cristãos. Oferecem o retorno ao paganismo. A água viva e clara de Jesus Cristo torna-se suspeita e o povo bebe despreocupadamente das pantanosas águas das seitas.

A Igreja pode se comprometer com as pessoas em sua busca de uma verdadeira vida: apresentar-lhes a pessoa de Jesus Cristo. Jesus Cristo carrega a Água da Vida, e um convite a encontrar-se com Jesus “terá mais peso se é feito por alguém que foi afetado profundamente por seu encontro com Jesus, porque não o faz alguém que simplesmente ouviu falar dele, mas por alguém que pode estar seguro de que é ele verdadeiramente o salvador do mundo”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.