O Renascer aconteceu entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O evento foi realizado por todas as missões da Comunidade Católica Shalom no Brasil, e ocorre em meio ao feriado de Carnaval. Na missão de Ponta Grossa o evento iniciou no sábado, dia 18, com o show da Katiane, dando continuidade no domingo, até terça-feira.
Domingo teve início com a Santa Missa de Cura e Libertação pelas famílias presidida pelo Pe. Glauco, discípulo da Comunidade. A celebração contou com mais de 150 pessoas que puderam viver a experiência com Deus em familia. Padre Glauco declarou que “durante a missa várias famílias puderam ser tocadas pela experiência com Deus em suas vidas e em seus lares”. Após a Santa Missa, teve a apresentação do espetáculo Canto das Irias, que retratava a história do Homem que, marcado pelo pecado e pelas atribulações do mundo, se distanciou da Verdade e teve um encontro pessoal com Cristo e Sua ressureição.
Na segunda-feira, dia 20, o evento teve continuidade e contou com pregações Kerigmáticas do Seminário de Vida no Espírito Santo. Teve ainda momentos de adoração, animação, Santa Missa. Para Fabio, postulante da Comunidade, “o Renascer é uma oportunidade de renovação da vivência do Carisma e da experiência com Deus, principalmente em um período que é marcado por festas carnavalescas, e o mais importante de tudo, marca um tempo especial na vivência do ano liturgico, o inicio do tempo quaresmal, um tempo de reflexão e de união ao sofrimento de Cristo no mistério de Cruz e Ressurreição, concluí o postulante.”
O Seminário de Vida no Espírito Santo foi concluído na terça-feira, dia 21, com o momento de Efusão no Espírito Santo. Teve a presença de muitos participantes que viveram uma experiência de profunda de oração. O encerramento do evento contou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano D. Sérgio Artur Braschi. Para o missionário da Comunidade de Aliança, Delcy Filho, da Obra Shalom de Foz do Iguaçu, destacou que “participar do Renascer foi muito importante para a introdução neste tempo quaresmal”. Em suas pregações reforçou que “enquanto a justiça é dar a alguém aquilo que lhe é devido, nós não recebemos de Deus o que nos é devido, pois a misericórdia de Deus é desproporcional ao que merecemos”.
Leonardo Felix, coordenador do evento, comentou sobre as graças contempladas na organização do evento: “a gente têm contemplado as graças do Senhor neste evento a partir da adesão de toda a comunidade e da obra. É o primeiro Renascer após a Pandemia, sem as restrições, e graças a Deus Ele nos mandou um povo que nos confiou neste tempo. Rezamos por cada participantee e percebemos como Deus toca espiritualmente sobre a vida de cada um”.
O Renascer 2023, com o tema “Minha alma engrandece o Senhor” Lc 1, 46, teve muitos momentos que favoreceram a experiência com Deus, muitos tiveram sua primeira experiência e outros viveram um momento de renovação, como a Brenda Simão comentando que “foi uma experiência marcante, senti a presença de Deus de uma forma diferente, hoje ele veio renovando minhas esperança. Eu estava bem desanimada e Ele me deu a certeza de que está comigo”.
Ainda neste sábado, dia 25 ás 19h, haverá o Reencontro do Renascer, que contará com adoração ao Santíssimo e, em seguida, convivência na lanchonete e Festa das Cores. Todos que participaram do Retiro de Carnaval estarão convidados a retornar ao Centro de Evangelização Shalom da missão de Ponta Grossa. Bendito seja Deus por Suas maravilhas realizadas neste evento!
Por Andrey Luise
Confira algumas fotos do evento.