Aproximadamente 100 pessoas de 46 Dioceses, das cinco regiões do Brasil, participaram do Retiro da Difusão da Obra Shalom de 22 a 28 de abril, sob o tema “Sem mim nada podereis fazer”, no Centro de Espiritualidade Santa Teresa (CEST) em Fortaleza-CE.
“Na verdade o Retiro da Difusão da Obra começou no Retiro da Grande Comunidade (RGC), no fim de semana de 21 e 22 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, o que foi uma grande surpresa para mim”, disse a natalense Marcia Duarte, há um ano coordenadora da Difusão da Obra em Araguaína – Tocantins. Segundo Marcia que também coordena um grupo de oração de iniciantes com cem pessoas no meio da rua da cidade, o retiro da Difusão foi intenso, porém necessário para continuar a viver e abraçar o apostolado de consolidar o carisma Shalom em “terras desconhecidas”.
Para Rogério Augusto, membro da Comunidade de Aliança e coordenador há 02 anos da Difusão da Obra em Osasco – SP, o Retiro além dos treinamentos impulsionarem os participantes na evangelização, a parte da manhã formativa, no tocante a vocação, inflamou corações. “Juntando a parte da espiritualidade com o treinamento, somando com a parresia do Espírito Santo nos tornamos uma potência na evangelização.”
Uma hora de lancha, uma de ônibus, mais uma lancha, outras cinco horas em outro ônibus e mais uma hora de avião foi o percurso que Bruno Pinheiro traçou de Oeiras do Pará, para o retiro da Difusão da Obra. Com muita sede de conhecer mais a Deus, Bruno veio com a intenção de também levar um pouco mais do carisma Shalom para os grupos de jovens de sua cidade. “Levando comigo um pouco mais do carisma Shalom, acredito que os grupos ficarão mais diferenciados e dinâmicos”, disse o paraense na esperança de difundir ainda mais o carisma na sua Diocese.
O Retiro da Difusão da Obra contou com as manhãs de espiritualidade, laudes, motivação e adoração. Na parte da tarde aconteceram treinamentos e explanações dos diversos setores da Comunidade como um auxílio nos trabalhos dos coordenadores de Difusão presentes de todo o Brasil.
Os participantes desse retiro são, em sua maioria, o responsável pela Obra, pelo processo de implantação e consolidação do Carisma, mais duas ou três pessoas que possam colaborar com esse processo. Nas cidades em que a Obra já está estruturada, vêm as autoridades da própria Obra. Nas cidades onde se está começando, vêm os coordenadores e seus convidados.
A Difusão do Carisma Shalom tem como missão difundir o carisma através da implantação de grupos que sejam uma presença da Obra Shalom em uma Diocese.
Nossa Difusão na Paróquia de Santa Quitéria implantada em 2017 foi suspensa no período da Pandemia COVID 19. Tudo passou-se, temos requerido às nossas autoridades para reativar as atividades de difusão da Obra de Irradiação do nosso carisma até então não obtivemos um parecer
Estive no retiro e é com alegria que digo que foram um dos melhores dias de minha vida. Pude experimentar de forma muito pessoal o carisma Shalom na sua essência e totalidade. As formações foram de grande importância para formar um povo profissionalizado para no meio dos homens cuidar das coisas do Senhor. O tema do retiro Santidade trouxe a todos nós uma profunda reflexão: O que Deus nos chama a viver e testemunhar?