Shalom

Retiro da Grande Comunidade reúne mais de três mil missionários em Fortaleza

Jivanilson Barbosa, um dos missionários responsáveis pela organização do encontro, falou sobre o retiro que reuniu membros da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida.

comshalom

O Retiro da Grande Comunidade reuniu, neste final de semana, membros das células comunitárias da missão de Fortaleza em um profundo encontro vocacional. Isso porque as formações do evento, promovido pela Comunidade Católica Shalom, levaram cada postulante, discípulo e consagrado a relembrar o caminho que Deus os chama a viver na Vocação Shalom. Jivanilson Barbosa, um dos missionários responsáveis pela organização do encontro, falou sobre o retiro que contou com a presença de membros da Comunidade de Aliança e da Comunidade de Vida.

“A graça de estarmos juntos é saber que o todo é maior do que as partes. E é bom nós estarmos na nossa célula comunitária, no nosso regional, mas existe uma graça, como Fortaleza, de estarmos todos aqui, sob o mesmo pastoreio, o mesmo olhar, a mesma direção, a mesma oração, o mesmo Senhor”, comentou Jivanilson.

O missionário ainda reforçou que existe uma graça própria quando todos os membros da Comunidade se reúnem em oração. “Depois de tanto tempo, existe uma alegria de voltar, de estarmos juntos, bebendo dessa graça que é o retiro”, reforçou. O último Retiro da Grande Comunidade da missão de Fortaleza aconteceu em 2019. Com isso, há dois anos, os membros da Comunidade Católica Shalom da Arquidiocese de Fortaleza não se reuniam todos juntos.

Atualmente, fazem parte da Comunidade 3.606 missionários da Comunidade de Aliança e 425 missionários da Comunidade de Vida. Eles estão divididos em seis regionais – Aldeota, Cidade dos Funcionários, Fátima, Parangaba, Parquelândia e Pacajus – e na Diaconia Geral, em Aquiraz. Ao todo, são 103 células comunitárias e 20 casas comunitárias, seis delas são residências gerais localizadas na Diaconia. Além disso, esses missionários servem em 28 Centros de Evangelização espalhados por Fortaleza. Há ainda a previsão de abertura de mais três até o final deste ano. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Pregações do Retiro da Grande Comunidade

No sábado pela manhã, a pregação que abriu o retiro fez com que os membros da Comunidade percebessem novamente que não importa os limites da oferta de vida, ela precisa ser levada ao altar. “Não tenham medo de fazer a oferta de vida diante do altar do Senhor”, pregou Dilce Feijão, consagrada da Comunidade de Aliança.

Dilce ainda comentou sobre a grande tentação presente no mundo que leva os missionários a querer ser igual os outros. Contudo, ela lembrou que Deus chamou cada membro da Comunidade a uma via de santidade, não por presunção, mas porque é esse o caminho de todo batizado na Igreja. “O Senhor nos chama a fazer a diferença no mundo. Ele quer manifestar em nós o seu amor e seu poder misericordioso”.

Na tarde de sábado, Gabriella Dias, consagrada da Comunidade de Vida, falou sobre a oração, a vida fraterna, as humilhações do dia a dia, a oferta de vida e o serviço na vinha como caminho para cultivar a humildade. Gabriella pontuou, inclusive, a importância dos pequenos sérvios que cada missionário é chamado a viver na missão diariamente.

Já no segundo dia, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, pregou sobre a vivência da Vocação Shalom ao longos dos 40 anos. Entre os pontos abordados, ele destacou alguns trechos do discurso do Papa Francisco por ocasião do aniversário da Comunidade. “Shalom é coragem criativa, acolhimento e impulso missionário”, resumiu o fundador.

Também em sua pregação, o missionário motivou todos a rezar com o seguinte trecho dos Escritos Shalom: “Um coração inflamado por este amor tudo realiza e a tudo se dispõe”. Ele ainda orientou todos os membros a crescer na comunhão e na fidelidade ao Carisma. “Só quando o nosso coração é inteiramente de Deus, nós somos quem plenamente Deus nos criou para ser”.

Leia também | Com o tema de Nossa Senhora, menina escolhe celebrar aniversário na Igreja do Ressuscitado


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.