Institucional

Retiro de Autoridades é concluído em Fortaleza

comshalom
emmir moyses
Emmir Nogueira e Moysés Azevedo

Terminou neste domingo (7), em Fortaleza, o Retiro de Autoridades da Comunidade Católica Shalom. Durante dez dias, mais de 170 membros do Shalom que ocupam cargos de liderança nas missões em todo o mundo estiveram reunidos para ouvir o fundador Moysés Azevedo apresentar o que Deus tem falado à Comunidade, especialmente nos últimos retiros do Conselho Geral e no Conselho Consultivo. O tema foi “Kairós de Misericórdia”.

A última atividade da programação do retiro foi a Missa celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio, que instituiu ao Leitorato dois seminaristas do Shalom.

Participaram do Retiro de Autoridades os responsáveis locais das Missões em 65 Dioceses do Brasil e em 20 países, coordenadores de setores do Governo Geral (a Diaconia em Aquiraz), e alguns missionários convidados das comunidades de Vida e de Aliança.

No sábado (6), alguns participantes fizeram renovação de promessas no Carisma Shalom. “Renovar as promessas é renovar a eleição de Deus que é irrevogável. Deus é que escolhe e nós dizemos sim a Ele. É algo que vem Deus e, hoje, Ele nos dá a oportunidade de respondermos. Voltar-se a essa eleição é lembrar daquele que nos amou primeiro. Que o Senhor nos dê a graça de dar o ‘sim’ definitivo, pois a eleição é eterna e irrevogável. A consagração de vocês comporta um povo e Deus os confiou para gerar em Cristo”, afirmou Moysés aos missionários.

padre Karlian Vale
Padre Karlian

Ao propor reflexão sobre a liturgia do dia, padre Karlian Vale citou a Carta de São Paulo aos Coríntios: “Com efeito, quem é que te faz melhor que os outros? O que tens que não tenhas recebido?” (1Cor 4,6b-15). Segundo o sacerdote, Paulo diz isso não para humilhá-los, mas para alertá-los:

“Não somos humilhados por não termos nada para dar a Deus, mas nos enchemos de gratidão por sua misericórdia. Não somos melhor que ninguém. Essa é a questão principal”, afirmou. E falou sobre a autoridade como exercício de quem é servo e necessitado.

“Dizia o cardeal Van Thuan  ‘O que representa a minha ação? Quanto vale? Uma simples gota de água no oceano, um pequeno grão de areia no deserto’. Poderíamos pensar que são nada, mas ele continua: ‘Mas o oceano imenso é feito de miríades de gotas de água e o deserto sem fim de uma infinidade de grãos de areia’. Preciso ter esperança de que nossa oferta é pequena, mas necessária”, disse, citando o cardeal vietnamita François Van Thuan, que passou 13 anos no cárcere.

“Dai-nos olhos para vermos as necessidade dos nossos irmãos irmãs, palavras e ações para confortar os necessitados e oprimidos’, rezemos, como dirá a oração eucarística que faremos hoje”, concluiu.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.