Shalom

Somos testemunhas do Ressuscitado

Confira os testemunhos do Retiro de Semana Santa realizado pela Comunidade Católica Shalom.

comshalom

A Missão de São Luís realizou entre os dias 6 e 9 de abril, o grande Retiro de Semana Santa,  proporcionando uma verdadeira experiência com Cristo através de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Com o tema central “Cristo humilhou-se e foi exaltado” (FL 2,8), o retiro proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar e renovar sua vivência da Semana Santa, caminho central de nossa fé. E para testemunhar a alegria de viver a experiência com Cristo Ressuscitado que passou pela cruz, alguns irmãos desejaram relatar suas fortes experiências no Retiro de Semana Santa. Abaixo, você encontrará alguns destes testemunhos:

Shalom! Queria dizer que não estava programado para ir ao Retiro de Semana Santa por motivos de estudo. No entanto, por providência, abri uma pregação do Frei Gilson sobre a Semana Santa que ocorreria em um mês. Veio forte em meu coração que não poderia perder o evento da Comunidade. Cada dia em que ia, era algo diferente. Comecei a chorar nas orações e nas pregações do retiro, um choro de criança, como se tudo tivesse sido quebrado, arrebentado.

Ao decorrer dos dias do retiro, eu tirei uma passagem na Bíblia, não me recordo ao certo, mas para mim foi uma resposta de Jesus. Eu deveria morrer para o mundo, abandonar tudo isso e segui-Lo de forma certa. Senti, de fato, o que é amor, felicidade e a vida que, no caso, é Ele mesmo. A partir desse Retiro, eu nunca mais quero ser como antigamente. Morri para o mundo, nunca mais serei o mesmo. Ouso falar que quando entrei no Shalom, com 13 anos de idade, meu primeiro acampamento foi bom. No entanto, agora, com 21 anos, eu realmente tive o primeiro retiro da minha vida, onde quero vivenciar não apenas como telespectador ou um católico que vai fazer as coisas por fazer, mas me despojar, amar profundamente, ter um relacionamento íntimo, fazer todos os dias o que devo fazer de fato, que é amar, ajudar e escutar Seus ensinamentos, e não fazer as coisas só por fazer.

E, para finalizar, percebi o significado da Cruz e o Seu amor. Entendi que eu deveria rejeitar tudo e percebi que fui eu o crucifiquei por meus pecados e ações. No entanto, gostaria de deixar uma mensagem para quem está lendo isso: rejeite tudo, abandone tudo, reduza e confie não em seus planos, mas nos planos dele. Não seja um católico “meia boca”, busque-O, leia, escute e tenha uma amizade concreta porque por Jesus, somos filhos de Deus.

Se não fizermos isso, não entenderemos sua mensagem. E, no futuro, quando Ele voltar, seremos totalmente conhecidos por Ele ou Ele não nos conhecerá? Essa pergunta no penúltimo dia do retiro ficou em meu coração. Obrigado!

Shalom!
Carlos Eduardo, Obra Shalom.

_________________________________________________

Nesse Retiro de Semana Santa, eu posso dizer com toda a certeza do meu coração que eu ressuscitei concretamente com o ressuscitado.

Semanas antes de entrar na semana santa, já dando fim a quaresma, eu ainda estava vivendo um deserto muito frio dentro de mim. Era como se eu ainda estivesse presa, perdida, morta sem ver luz e esperança. Foram dias extremamente difíceis para mim.

Durante toda a minha vida eu vivia o período Pascoal como uma obrigação de cumprir a tradição da Igreja. Eu nunca vivia a Semana Santa com meu coração voltado a viver verdadeiramente tudo que Cristo viveu por mim. Mas esse ano foi diferente. Eu me decidi a passar cada dia e cada momento com os passos de Jesus em direção a Cruz. Foi difícil, mas valeu a pena cada segundo.

Nesses 4 dias de Retiro eu me emocionei por que mesmo sendo tão ingrata Jesus lavou meus pés e se deu por mim na Eucaristia. Chorei e me culpei porque Ele quis por amor se entregar por mim em uma Cruz, e por fim, me alegrei porque ele RESSUSCITOU e pela sua ressurreição ele me fez renascer e me libertou daquele deserto que eu estava e nem conseguia sair.

Agora sim, tudo é possível e tudo faz sentido porque Cristo ressuscitou na minha vida e no meu coração. Sim, Ele verdadeiramente ressuscitou, aleluia!

Raquel Cruz, vocacionada Shalom.

_________________________________________

Durante o retiro quaresmal, teve muitas partes que me tocaram, as pregações da Josefá me ajudaram muito a compreender melhor de forma teológica e oracional os aspectos do evangelho e assim, viver uma renovação espiritual e consequentemente, vocacional.

Durante os momentos oracionais também senti muito forte a presença de Deus que nos erguia como missão em unidade e forjados no amor esponsal em união com o Amado. A Via sacra também de forma simples e oracional me inseriu de forma bem piedosa no mistério da paixão de Cristo. Senti meu coração mais unido ao de Jesus. Ainda, tive a oportunidade de me reconciliar com Deus na confissão e tive uma experiência plena com a misericórdia de Deus que sempre se renova.

Wellen Kádnna, Comunidade Aliança.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.