Em meio a um mundo cada vez mais secularizado, onde a escala de valores cristãos se encontra desordenada e a família é constantemente atacada, um grupo de homens se reuniu no último sábado, 17, para participar do retiro “Homens Fortes como São José”. O evento, que contou com a presença de mais de cem participantes, buscou aprofundar o conhecimento e a vivência das virtudes do santo padroeiro das famílias.
Organizado pelo Centro de Formação da Comunidade Shalom em Teresina, o retiro teve como objetivo inspirar os homens modernos a aplicarem os valores cristãos em suas vidas diárias, superando as dificuldades de traduzir a teoria em prática. São José, conhecido por sua fé inabalável e sua confiança plena na providência divina, é o modelo de homem para os homens de todos os tempos.
Breno Paiva, membro da Comunidade de Aliança, destacou a importância de uma escuta ativa da voz de Deus para seguir o exemplo de São José. “São José sonhava e partia em missão. Fazer a vontade de Deus requer uma escuta ativa da Sua voz, e essa escuta é fruto de uma intimidade com Ele. José era assim e é o nosso modelo de ser homem”, afirmou Paiva durante o retiro.
Ministrado pelo missionário da Comunidade Shalom e perito da polícia paulista, Alexandre Rabello, o evento proporcionou momentos de louvor, oração e reflexão, convidando os participantes a meditar sobre como as virtudes de São José — como justiça, fé, prudência e castidade — podem ser vividas no cotidiano. A mensagem central do retiro reforçou a necessidade de fortalecer a família e reordenar a escala de valores, colocando as virtudes cristãs no centro da vida de cada homem.
“Este retiro para homens é verdadeiramente transformador em nossas vidas, começando pelo tema ‘Homens fortes como São José’. Os ensinamentos abordados nos ajudam a nos tornarmos homens melhores no nosso dia a dia e no ambiente familiar”, destacou Kelson Carvalho, participante do curso.
Ele também lembrou que, acima de tudo, São José amava a Virgem Maria, e suas virtudes ajudam a moldar e corrigir aspectos que, por vezes, não são perceptíveis. “Essas virtudes nos auxiliam não apenas a liderar a família, mas também a zelar por sua segurança, a ser firmes quando necessário, a educar os filhos e a prover o que for preciso. Tudo isso nos mostra o caminho da salvação”.