Institucional

Reviver a JMJ no Complexo do Alemão

comshalom

Os cariocas ainda carregam em seu coração as marcas transformadoras deixadas pela Jornada Mundial da Juventude, em julho do ano passado. Agora, a Igreja do Rio de Janeiro se prepara para reviver um pouco dessa experiência na Jornada Diocesana da Juventude, a ser realizada no dia 12 de abril, a partir das 14h, no Complexo do Alemão.

181832_jmjO local, o tema e a data não poderiam ser mais propícios para motivar a juventude carioca a colocar em prática o mandato de Jesus, ecoado por Francisco: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!”.

A partir das 14h, os jovens das paróquias, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais da juventude estarão concentrados na Praça de Inhaúma, em frente à Paróquia São Tiago, Zona Norte do Rio, para a procissão dos Ramos que vai se dirigir até o Everest Atlético Club. Durante o itinerário, um trio elétrico animará a juventude, e a música ficará por conta do ministério de música da Comunidade Católica Shalom.

>>> Complexo do Alemão sediará procissão e missa de Ramos com jovens cariocas
Para o assessor do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio, padre Jorge Carreira, essa será uma oportunidade para que todos possam conhecer a comunidade que possui “um coração aberto, que tem sede de Deus e com vontade de partilhar esse momento com todos os jovens cariocas”.
O tema também é atual e conhecido à Igreja do Rio, que vive o Ano Arquidiocesano da Caridade: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3). Escolhido pelo Papa Francisco, este é o primeiro de uma série de três temas da Jornada Mundial da Juventude baseado nas bem aventuranças do Evangelho.

“A Jornada Diocesana da Juventude deste ano tem tudo a ver com o que vivemos na JMJ: a unidade com o Papa, a reunião dos jovens, o encontro com Jesus na nossa arquidiocese. Será um novo ânimo, um reencontro, um momento de reviver todas as graças que vivemos no ano passado”, confirmou o padre Jorge. Além dos ramos, a organização pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível para as ações sociais desenvolvidas nas comunidades do complexo.

E para bem celebrar a liturgia de Ramos, o bispo da Diocese de Valença e referencial para juventude do Regional Leste 1, Dom Nelson Francelino Ferreira, presidirá a Santa Missa ao fim da peregrinação. A celebração eucarística será animada pela banda Linguagem dos Anjos e, em seguida, a cantora Olívia Ferreira fará um show encerrando o dia. No campo Everest, acontecerá uma edição do projeto Ação de Amor do Cristo Redentor, em que serão oferecidos serviços voltados para a saúde e a cidadania de forma gratuita para toda a população.

“Se você foi feliz na Jornada, se você teve um encontro com Deus naquela semana maravilhosa do ano passado, você também pode estar conosco!”, convidou o assessor, reforçando que não há restrição de idade para participar.

Jornadas Diocesanas da Juventude
A Igreja em todo mundo celebra anualmente as Jornadas da Juventude no Domingo de Ramos, em nível diocesano, e a cada três anos aproximadamente, em nível internacional, como será na Polônia, em 2016.

 

Fonte: arqrio.org


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.