Os jovens do Centro Internacional Juvenil São Lourenço (CSL) seguem a evangelização com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Praça São Pedro – uma das marcas registradas do centro juvenil. Missionários da Comunidade Shalom se reúnem com outros irmãos de diferentes comunidades e congregações, como por exemplo, os seminaristas Legionários de Cristo.
Leia também| Você sabe o que é JMJ?
Um destes seminaristas é o César, ele conheceu a Comunidade Shalom em Roma antes da pandemia e propôs ao superior ir evangelizar com um grupo de seminaristas todas as sextas-feiras. Deste modo, semanalmente, entre às 15h e às 16h30, um grupo internacional composto por jovens do CSL, da Emmanuel School of Mission, Comunità delle Apostole della Vita Interiore e o grupo de seminaristas Legionários de Cristo realizam uma procissão com a Cruz da Igreja de San Lorenzo, até à Praça para ir ao encontro das pessoas e testemunhar da alegria de ser jovens e portadores da Boa Notícia: a Cruz é sinal de salvação para o mundo.
“A experiência da evangelização me faz ver o quanto a beleza da Cruz de Cristo atrai o olhar e o coração de tanta gente. As pessoas se aproximam da cruz, primeiro por curiosidade, mas depois descobrem o mistério que ali se esconde. Esta experiência me faz pensar que as pessoas hoje buscam sinais para encontrar respostas às incertezas e ao desespero, e eu vejo que a Cruz pode ser a resposta, principalmente para os jovens que se sentem sós, perdidos ou sem esperança” – conta o missionário Wallace Freitas.
Leia também| Comunidade Shalom assume Centro San Lorenzo
Para a responsável de comunicação da Assistência Internacional da Comunidade Shalom, Fabiola Vázquez, estar na Praça São Pedro, nesta ação evangelizadora é oportunidade de encontrar e convidar as pessoas para as atividades do Centro San Lorenzo, e também, poder rezar, escutar e leva-las para a Cruz da JMJ e assim, interceder pelas intenções trazidas no coração. “É muito bonito ver como Cruz de madeira, no meio a Praça, chama a atenção das pessoas que passam por ali, e como muitas por curiosidade se aproximam para saber o que estamos fazendo.”
Além disso, a missionária conta como a união dos irmãos de outros carisma traduz, na prática, o servir evangelizador em estar em comunhão como Igreja. “Estar com estes irmãos de diferentes comunidades e congregações é belo, vemos a comunhão como Igreja que se une para um mesmo fim, a evangelização de todos os povos! Podemos evangelizar em várias línguas pois dentre as pessoas que vão evangelizar tem pessoas do México, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, França, Polônia e Itália”.
Centro Internacional San Lorenzo
O Centro Internacional Juvenil São Lourenço foi inaugurado no dia 13 de março de 1983, logo ao lado da Praça São Pedro, no Vaticano. Desejado pelo Papa João Paulo II, que o definia como “oficina de formação de verdadeiros jovens cristãos”, o Centro tornou-se uma “casa” para muitos jovens que chegavam a Roma de diversos países e continentes. Nascido no ano do Jubileu Extraordinário da Redenção, tornou-se um símbolo da atenção do Santo Padre para com os jovens; é conhecido também por abrigar a Cruz Jubilar, oferecida pelo papa aos jovens em 1984, que até hoje é considerada o símbolo principal das Jornadas Mundiais da Juventude. A réplica desta Cruz, abençoada por São João Paulo II, tem sempre acompanhado as preparações para as próximas edições da JMJ. Em outubro de 2018, a animação do Centro foi confiada à Comunidade Católica Shalom.