Notícias

Roma: jovens com a Cruz da JMJ evangelizam na Praça São Pedro

Todas às sextas-feiras, na praça do Vaticano, o Centro Internacional Juvenil San Lorenzo se reúne e promove um momento de oração, louvor e aconselhamento com os que por ali passam.

comshalom

Os jovens do Centro Internacional Juvenil São Lourenço (CSL) seguem a evangelização com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Praça São Pedro – uma das marcas registradas do centro juvenil. Missionários da Comunidade Shalom se reúnem com outros irmãos de diferentes comunidades e congregações, como por exemplo,  os seminaristas Legionários de Cristo.

Leia também| Você sabe o que é JMJ?

Um destes seminaristas é o César, ele conheceu a Comunidade Shalom em Roma antes da pandemia e propôs ao  superior ir evangelizar com um grupo de seminaristas todas as sextas-feiras. Deste modo, semanalmente, entre às 15h e às 16h30, um grupo internacional composto por jovens do CSL, da Emmanuel School of Mission, Comunità delle Apostole della Vita Interiore e o grupo de seminaristas Legionários de Cristo realizam uma procissão com a Cruz da Igreja de San Lorenzo, até à Praça para ir ao encontro das pessoas e testemunhar da alegria de ser jovens e portadores da Boa Notícia: a Cruz é sinal de salvação para o mundo.

Imagem/ Wallace Freitas
Imagem/ Wallace Freitas

“A experiência da evangelização me faz ver o quanto a beleza da Cruz de Cristo atrai o olhar e o coração de tanta gente. As pessoas se aproximam da cruz, primeiro por curiosidade, mas depois descobrem o mistério que ali se esconde. Esta experiência me faz pensar que as pessoas hoje buscam sinais para encontrar respostas às incertezas e ao desespero, e eu vejo que a Cruz pode ser a resposta, principalmente para os jovens que se sentem sós, perdidos ou sem esperança” – conta o missionário Wallace Freitas.

Leia também| Comunidade Shalom assume Centro San Lorenzo

Para a responsável de comunicação da Assistência Internacional da Comunidade Shalom, Fabiola Vázquez, estar na Praça São Pedro, nesta ação evangelizadora é oportunidade de encontrar e convidar as pessoas para as atividades do Centro San Lorenzo, e também, poder rezar, escutar e leva-las para a Cruz da JMJ e assim, interceder pelas intenções trazidas no coração. “É muito bonito ver como Cruz de madeira, no meio a Praça, chama a atenção das pessoas que passam por ali, e como muitas por curiosidade se aproximam para saber o que estamos fazendo.”

Imagem/ Wallace Freitas

Além disso, a missionária conta como a união dos irmãos de outros carisma traduz, na prática, o servir evangelizador em estar em comunhão como Igreja. “Estar com estes irmãos de diferentes comunidades e congregações é belo, vemos a comunhão como Igreja que se une para um mesmo fim, a evangelização de todos os povos! Podemos evangelizar em várias línguas pois dentre as pessoas que vão evangelizar tem pessoas do México, Colômbia, Estados Unidos, Brasil, Alemanha, França, Polônia e Itália”.

Centro Internacional San Lorenzo

O Centro Internacional Juvenil São Lourenço foi inaugurado no dia 13 de março de 1983, logo ao lado da Praça São Pedro, no Vaticano. Desejado pelo Papa João Paulo II, que o definia como “oficina de formação de verdadeiros jovens cristãos”, o Centro tornou-se uma “casa” para muitos jovens que chegavam a Roma de diversos países e continentes. Nascido no ano do Jubileu Extraordinário da Redenção, tornou-se um símbolo da atenção do Santo Padre para com os jovens; é conhecido também por abrigar a Cruz Jubilar, oferecida pelo papa aos jovens em 1984, que até hoje é considerada o símbolo principal das Jornadas Mundiais da Juventude. A réplica desta Cruz, abençoada por São João Paulo II, tem sempre acompanhado as preparações para as próximas edições da JMJ. Em outubro de 2018, a animação do Centro foi confiada à Comunidade Católica Shalom.

>>Confira quando sairá o pacote do Shalom na JMJ


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.