Nos anos 1990, o missionário Ronaldo Pereira, em um encontro com os jovens da Comunidade Católica Shalom, afirmou: “Deus convoca os jovens cristãos a largar suas vidas acomodadas, sair de si, para lançar-se ao mar como valentes pescadores. O mundo anseia ser resgatado por nossas redes. Pertence fundamentalmente aos jovens, a missão de evangelizar outros jovens”. A atualidade da fala é incontestável, principalmente se nos lembrarmos do que diz a Revista Escuta de 2019 em relação ao chamado a avançar para águas mais profundas.
Contudo, meu desejo nesse artigo é destacar o seguinte trecho: “O mundo anseia ser resgatado por nossas redes”. O primeiro sentido, empregado pelo missionário, à palavra rede é referente ao instrumento de trabalho dos pescadores. Porém, tenho certeza que ele rapidamente atualizaria essa compreensão para que pudesse abarcar as redes sociais tão presentes no dia a dia da juventude deste século. É preciso ter coragem para usar as nossas redes em prol da evangelização. Às vezes, a vergonha ou não saber fazer, querem desviar o foco da nossa missão. Mas, assim como nos diz Ronaldo, precisamos ser valentes pescadores.
Só os valentes são capazes de adentrar os mares mais agitados para realizar grandes pescas. Nesse período “quarentenal”, muitos jovens, muitos pescadores, estão no oceano digital e cabe muitas vezes a eles a missão de anunciar o amor de Deus a outros jovens. Mas será que é preciso criar um canal no YouTube ou mesmo fazer um perfil no Instagram com fotos incríveis e designs irados? Bom, se souber fazer essas coisas, pronto é esse o caminho. Mas se não souber não precisa ficar inquieto. Você pode falar de Deus no seu perfil do Twitter, do Instagram, do Facebook, do TikTok… em qualquer rede social.
Chegamos em um tempo que verdadeiramente “o mundo anseia ser resgatado por nossas redes”, a minha e a sua rede. Por isso, deixe a vergonha de lado e conta para os seus seguidores quando foi a sua experiência de Deus, como você se sentiu e o que mudou na sua vida. Fale sem reservas sobre o seu grupo de oração, sobre a sua comunidade, sobre sua vocação. Deixe que o próprio Espírito Santo inspire em você ideias para testemunhar a misericórdia de Deus para os seus amigos, familiares e conhecidos. E o mais importante! Quando alguém falar com você sobre esses conteúdos aproveite a oportunidade para rezar por essa pessoa, suplicando sempre a intercessão da Virgem Maria.
Confira também
Vigília de Páscoa do PJJ acontece no próximo sábado ao vivo no YouTube