Formação

Sacerdócio de Cristo e resposta de gratidão

comshalom

jean fernandesGratidão é a palavra que sintetiza os sentimentos presentes no coração de quem vê um sonho concretizar-se. Mais do que um plano pessoal, o sonho que se realiza na vida do diácono e membro da Comunidade de Vida Shalom Jean Fernandes Costa é desejo de Deus: tornar-se sacerdote. Tendo ingressado na Comunidade aos 19 anos, Jean contempla hoje os frutos de uma vida ofertada a Deus pela evangelização da humanidade. Ele e o diácono Leonardo Donelles, ambos do Shalom, serão ordenados sacerdotes na segunda-feira, 23, em Fortaleza. Saiba mais aqui.

“Muita gratidão é o que trago em meu coração. Sou grato primeiramente a Deus, autor e sustento do meu chamado, mas não posso esquecer de tantos que sustentaram o meu caminho ao sacerdócio. Sou membro da Comunidade de Vida Shalom desde o ano 2000. Ao ingressar na Comunidade, aos 19 anos de idade, fui vivendo e experimentando da força do Carisma que me levou a descobrir, por meio da vivência comunitária, o chamado particular de Deus ao sacerdócio.

Em 2003, comecei meus estudos de Filosofia na Arquidiocese de Fortaleza, mas no ano seguinte fui enviado para a Diocese de Toulon, na França, onde continuei minha formação acadêmica e pastoral, pois mesmo sendo seminarista no exterior do Brasil continuei vivendo como missionário da Comunidade. Lá eu experimentei o quanto o nosso Carisma é uma resposta para as necessidades do mundo de hoje, pois me deparei com muitas pessoas que se afastaram de Deus e que, por meio do nosso testemunho e forma de viver, voltaram à comunhão com o Senhor e com a Igreja. Era também o nosso testemunho que convencia as pessoas daquele lugar a nos ajudar em nossos estudos.
Em julho do ano passado, concluí o meu percurso formativo e voltei a Fortaleza, onde está a Casa Mãe da Comunidade, para me preparar para receber o Sacramento da Ordem. Fui ordenado diácono no dia 5 de julho de 2013.
Por tudo isso, sou muito grato a Deus, por seus grandes feitos em minha vida. Tenho consciência de que o sacerdócio é um grande dom que creio ter recebido de Deus como vocação e que, em breve será efetivado. Esse chamado implica responsabilidade, disciplina, zelo, cuidado e muita oração.
O caminho de preparação é um pouco longo, em média sete anos de estudos, e é muito importante saber que eu não estou só. O Senhor me chama e me conduz, mas também tantos outros irmãos, amigos e desconhecidos me ajudam, me “suportam” (sustentam-me) nesta caminhada rumo à consagração no sacerdócio de Cristo. O que seria de mim se não fosse cada um deles? Será que teria chegado até aqui? Será que um dia chegaria a ser ordenado sacerdote? Penso que não.
Por isso, agradeço muito a você que, da forma que o Senhor te inspirou, ajuda neste caminho de salvação para mim e para tantos que serão alcançados pelo exercício do ministério sacerdotal. Gratidão é o que sinto por todos que confiam no chamado que o Senhor me fez, que confiam nas vocações sacerdotais nascidas dentro do Carisma da Comunidade Católica Shalom e que generosamente contribuem para a formação dos futuros sacerdotes da Igreja. Muito obrigado! Que Deus lhes abençoe! Conto com a oração de cada um”.
Pe Jean Fernandes
*A formação e o acompanhamento dos seminaristas são promovidos por benfeitores que contribuem financeiramente e por meio da intercessão. Envie um e-mail para seminaristas@comshalom.org ou curta a fanpage Seminaristas Shalom e saiba como ajudar.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.