Notícias

Saiba como é a Igreja católica no Qatar

Apesar da relativa liberdade religiosa, os cristãos, que correspondem a 9,6% da população do Catar, sofrem pressões e as igrejas só podem funcionar após liberação do governo.

comshalom
Igreja Nossa Senhora do Rosário

A 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol está sendo realizada no Qatar, país localizado na Ásia Ocidental, onde quase 70% da população é muçulmana e quase 14% dos habitantes são cristãos. De acordo com o Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, estima-se que haja entre 200 mil e 300 mil católicos no Catar ( isso para uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas).

Leia também| Conheça o católico que inventou a Copa do Mundo.

Cristianismo em Qatar

 Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia também se encarrega de velar pelos fiéis no Qatar, Emirados Árabes, Bahrein, Omán, Yemen e Arábia Saudita, berço do Islã, afirma: É certo que não é fácil ser bispo aqui. Mas ao menos é bom observar a vida da Igreja que está cheia de vitalidade. Quanto mais satisfeitos estejam espiritualmente, mais poderão ajudar ao desenvolvimento do país, é óbvio“.

Para o canal de notícias Aljazeera, Dom Hinder explicou sobre a nacionalidade dos fiéis, a maioria deles são filipinos, libaneses e índios. “Temos que aceitar que são expatriados em todo o sentido da palavra. Somos uma igreja puramente peregrina“, assinalou o Vigário Apostólico e acrescentou “o desafio está especialmente em que somos uma igreja multicultural, multilíngue e multirracial composta por fiéis de mais ou menos quase todo mundo“.

Uma Igreja sem cruz

Após 14 séculos sem contar com um lugar de culto, a Igreja Católica no Qatar, país majoritariamente muçulmano, terá um templo na capital do país, Doha, que estará dedicado à Virgem Maria na avocação de Nossa Senhora do Rosário. 

Segundo a Religion and Public Life, antes da construção contínua de igrejas, os cristãos se reuniam em casas particulares e centros comunitários para adoração. Tanto o governo quanto os líderes cristãos promovem a necessidade de discrição e comunicação amigável, e os símbolos cristãos não são permitidos no exterior das igrejas.

Embora o cristianismo tenha chegado antes do islamismo à Península Arábica, foi a religião islâmica que prevaleceu nessas terras e agora é a religião oficial desses estados, incluindo o Catar. Por esta razão, e devido às leis islâmicas, a igreja não exibe símbolos cristãos no exterior: nem cruzes, nem campanário, nem sinos.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

No dia da inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Rádio Vaticano afirmou que este foi “um acontecimento de importância histórica após 14 séculos”.  Aconteceu no dia 14 de março de 2009 que aconteceram a inauguração e a consagração, contou com a presença de mais de 15.000 fiéis assistiram à missa de inauguração e consagração. O Cardeal Dias agradeceu “a Deus e ao Catar por este grande dom da Igreja” e, na ocasião, foi oferecido à nova paróquia um cálice enviado pelo Papa Bento XVI. 

O templo está sob a administração dos sacerdotes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ordem encarregada pela pastoral do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, ao qual pertencem Bahrein, Catar, Arábia Saudita e Kuwait.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que faz parte do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, é composta por um templo principal e duas capelas (Sacrament Chapel e Alverna Chapel), nas quais são celebradas missas em inglês, espanhol, francês, árabe, italiano, tagalo etc.

Toda sexta-feira os padres devem celebrar várias missas para pelo menos 25 mil fiéis católicos. No entanto, os cristãos têm que conviver com a proibição de participar de atividades públicas de fé. Isso inclui a censura de qualquer tentativa de converter outras pessoas à fé católica.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra a Santa Missa uma vez por semana, todos os sábados, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, além das solenidades mais importantes como Nossa Senhora Aparecida, Pentecostes e Círio de Nazaré.

Fiéis de quase todo o mundo

Vale mencionar que além da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, existem duas outras igrejas católicas no Catar, ambas de rito oriental: a Igreja Católica Sírio-Malancar de Santa Maria e a Igreja Sírio-Malabar de São Tomás. Cerca de 80% dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental, siro malabar e siro malankar.  

As missas no Catar acontecem nas diferentes línguas dos fiéis: árabe, inglês, italiano, espanhol, urdu, tagalo, coreano, indonésio ou tâmil. Com isso, a Península Arábica se torna uma comunidade cristã viva, e assim une diferentes áreas do mundo e, portanto, entre diferentes culturas.

Os católicos que frequentam a Igreja no Catar são trabalhadores migrantes de mais de cem nações, embora a maioria venha das Filipinas e da Índia. Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, “cerca de 80 %  dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental (igreja maronita)”. Um dos maiores desafios desta igreja é o grande número de fiéis católicos que frequentam regularmente as atividades litúrgicas.

A Copa do Mundo no Qatar

Durante a Copa do Mundo, vigário da Matriz afirma nas redes sociais, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Doha, a primeira igreja construída no Catar, com capacidade para mais de 2 mil pessoas, a maior do Golfo, permanecerá aberta para permitir que os torcedores que queiram para esculpir um momento de oração e meditação”.

Já o administrador apostólico Dom Paul Hinder, disse à agência de notícias italiana SIR desejou que o torneio seja um instrumento de paz e respeito: “Que a Copa do Mundo se torne uma ocasião privilegiada de fraternidade, amizade e intercâmbio humano e religioso e sejam os campeonatos mundiais da fraternidade humana”.

Ele ainda complementa que este mês de jogos no país é uma oportunidade para que muitas questões éticas sejam resolvidas. “Devo dizer também que o país deu enormes passos no campo do respeito aos direitos. Há apenas 25 anos, no Catar não tínhamos igreja e havia quem jogasse pedras e outras coisas nos cristãos que se reuniam para rezar e celebrar os sacramentos. Hoje isso não acontece mais, graças à ação do Governo. Isso não significa que ainda não deva ser feito progresso no tema dos direitos humanos e sociais e normas trabalhistas“, afirma.

Aproveite dias de Copa para rezar pelos irmãos do Qatar e por todos aqueles que têm dificuldade em viver a sua fé. Que Nossa Senhora do Rosário os proteja!

Informações sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário

Local: Barwa – Catar

Missas: catolicosqatarlinguaportuguesa@gmail.com

Catequese: catequeseportuguesqa@gmail.com


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.