A 22ª edição da Copa do Mundo de Futebol está sendo realizada no Qatar, país localizado na Ásia Ocidental, onde quase 70% da população é muçulmana e quase 14% dos habitantes são cristãos. De acordo com o Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, estima-se que haja entre 200 mil e 300 mil católicos no Catar ( isso para uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas).
Leia também| Conheça o católico que inventou a Copa do Mundo.
Cristianismo em Qatar
Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia também se encarrega de velar pelos fiéis no Qatar, Emirados Árabes, Bahrein, Omán, Yemen e Arábia Saudita, berço do Islã, afirma: “É certo que não é fácil ser bispo aqui. Mas ao menos é bom observar a vida da Igreja que está cheia de vitalidade. Quanto mais satisfeitos estejam espiritualmente, mais poderão ajudar ao desenvolvimento do país, é óbvio“.
Para o canal de notícias Aljazeera, Dom Hinder explicou sobre a nacionalidade dos fiéis, a maioria deles são filipinos, libaneses e índios. “Temos que aceitar que são expatriados em todo o sentido da palavra. Somos uma igreja puramente peregrina“, assinalou o Vigário Apostólico e acrescentou “o desafio está especialmente em que somos uma igreja multicultural, multilíngue e multirracial composta por fiéis de mais ou menos quase todo mundo“.
Uma Igreja sem cruz
Após 14 séculos sem contar com um lugar de culto, a Igreja Católica no Qatar, país majoritariamente muçulmano, terá um templo na capital do país, Doha, que estará dedicado à Virgem Maria na avocação de Nossa Senhora do Rosário.
Segundo a Religion and Public Life, antes da construção contínua de igrejas, os cristãos se reuniam em casas particulares e centros comunitários para adoração. Tanto o governo quanto os líderes cristãos promovem a necessidade de discrição e comunicação amigável, e os símbolos cristãos não são permitidos no exterior das igrejas.
Embora o cristianismo tenha chegado antes do islamismo à Península Arábica, foi a religião islâmica que prevaleceu nessas terras e agora é a religião oficial desses estados, incluindo o Catar. Por esta razão, e devido às leis islâmicas, a igreja não exibe símbolos cristãos no exterior: nem cruzes, nem campanário, nem sinos.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
No dia da inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Rádio Vaticano afirmou que este foi “um acontecimento de importância histórica após 14 séculos”. Aconteceu no dia 14 de março de 2009 que aconteceram a inauguração e a consagração, contou com a presença de mais de 15.000 fiéis assistiram à missa de inauguração e consagração. O Cardeal Dias agradeceu “a Deus e ao Catar por este grande dom da Igreja” e, na ocasião, foi oferecido à nova paróquia um cálice enviado pelo Papa Bento XVI.
O templo está sob a administração dos sacerdotes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ordem encarregada pela pastoral do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, ao qual pertencem Bahrein, Catar, Arábia Saudita e Kuwait.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que faz parte do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte, é composta por um templo principal e duas capelas (Sacrament Chapel e Alverna Chapel), nas quais são celebradas missas em inglês, espanhol, francês, árabe, italiano, tagalo etc.
Toda sexta-feira os padres devem celebrar várias missas para pelo menos 25 mil fiéis católicos. No entanto, os cristãos têm que conviver com a proibição de participar de atividades públicas de fé. Isso inclui a censura de qualquer tentativa de converter outras pessoas à fé católica.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra a Santa Missa uma vez por semana, todos os sábados, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, além das solenidades mais importantes como Nossa Senhora Aparecida, Pentecostes e Círio de Nazaré.
Fiéis de quase todo o mundo
Vale mencionar que além da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, existem duas outras igrejas católicas no Catar, ambas de rito oriental: a Igreja Católica Sírio-Malancar de Santa Maria e a Igreja Sírio-Malabar de São Tomás. Cerca de 80% dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental, siro malabar e siro malankar.
As missas no Catar acontecem nas diferentes línguas dos fiéis: árabe, inglês, italiano, espanhol, urdu, tagalo, coreano, indonésio ou tâmil. Com isso, a Península Arábica se torna uma comunidade cristã viva, e assim une diferentes áreas do mundo e, portanto, entre diferentes culturas.
Os católicos que frequentam a Igreja no Catar são trabalhadores migrantes de mais de cem nações, embora a maioria venha das Filipinas e da Índia. Segundo o site oficial da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, “cerca de 80 % dos fiéis pertencem ao rito latino, enquanto o restante pertence ao rito oriental (igreja maronita)”. Um dos maiores desafios desta igreja é o grande número de fiéis católicos que frequentam regularmente as atividades litúrgicas.
A Copa do Mundo no Qatar
Durante a Copa do Mundo, vigário da Matriz afirma nas redes sociais, “a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Doha, a primeira igreja construída no Catar, com capacidade para mais de 2 mil pessoas, a maior do Golfo, permanecerá aberta para permitir que os torcedores que queiram para esculpir um momento de oração e meditação”.
Já o administrador apostólico Dom Paul Hinder, disse à agência de notícias italiana SIR desejou que o torneio seja um instrumento de paz e respeito: “Que a Copa do Mundo se torne uma ocasião privilegiada de fraternidade, amizade e intercâmbio humano e religioso e sejam os campeonatos mundiais da fraternidade humana”.
Ele ainda complementa que este mês de jogos no país é uma oportunidade para que muitas questões éticas sejam resolvidas. “Devo dizer também que o país deu enormes passos no campo do respeito aos direitos. Há apenas 25 anos, no Catar não tínhamos igreja e havia quem jogasse pedras e outras coisas nos cristãos que se reuniam para rezar e celebrar os sacramentos. Hoje isso não acontece mais, graças à ação do Governo. Isso não significa que ainda não deva ser feito progresso no tema dos direitos humanos e sociais e normas trabalhistas“, afirma.
Aproveite dias de Copa para rezar pelos irmãos do Qatar e por todos aqueles que têm dificuldade em viver a sua fé. Que Nossa Senhora do Rosário os proteja!
Informações sobre a Igreja Nossa Senhora do Rosário
Local: Barwa – Catar
Missas: catolicosqatarlinguaportuguesa@gmail.com
Catequese: catequeseportuguesqa@gmail.com