Há mais de um ano, o Brasil tem enfrentado a desafiante pandemia da Covid-19. No início, quando praticamente todas as atividades presenciais foram suspensas, o mundo inteiro se voltou para o continente digital. Com isso, a rotina de trabalho, de estudo e também de fé passou a contar com o suporte das plataformas online.
Estamos em 2021 e a pandemia ainda não acabou. Em algumas cidades, inclusive, o lockdown (isolamento social rígido) voltou a ser aplicado, fazendo com que, novamente, diversas atividades — que já haviam sido retomadas — voltassem para o ambiente virtual. Com objetivo de ajudar aqueles que fazem parte de um grupo de oração, separamos algumas dicas que podem contribuir na hora de organizar um retiro online.
Defina a plataforma
Google Meet e Zoom são as plataformas de reunião online mais conhecidas. Elas podem ajudar bastante na hora de realizar um retiro online para o seu grupo de oração, pois, além de oferecer interação em tempo real, é possível apresentar diferentes tipos de conteúdos, como vídeos e slides.
Tema e programação
Você pode fazer um retiro online de final de semana, mas, como a dinâmica virtual costuma exaurir com mais rapidez a disposição de quem participa de encontros desse tipo, fica a sugestão: realizar apenas um dia de retiro. Pode ser em um domingo, o dia inteiro.
A programação em si pode ser definida a partir da oração de escuta daqueles que conduzem o grupo de oração. Atentos ao que Deus deseja para o retiro, esses coordenadores escolherão a temática e prepararão as formações a partir dela. É possível convidar pregadores ou mesmo pesquisar formações sobre o assunto em sites recomendados pela Igreja Católica.
Momentos de oração e formação
Durante o retiro, você pode aproveitar alguns momentos oferecidos pela Comunidade Católica Shalom ao longo do dia, como as laudes, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa. É possível compartilhar o vídeo desses momentos nas próprias plataformas e, assim, acompanhar cada motivação. No canal da Comunidade no YouTube, tem também diversas formações que podem ser utilizadas para compor a programação do retiro, dependendo do tema escolhido.
Câmeras ligadas
Uma das motivações que podem ser feitas é em relação às câmeras. Os coordenadores podem pedir aos membros que deixem suas câmeras ligadas durante o retiro, favorecendo, dessa forma, a interação. Os microfones podem ficar desligados durante os momentos de formação e oração. Vale ressaltar que é bom sempre ter, nem que seja ao final do retiro, um momento de testemunhos / depoimentos para que os membros falem sobre a experiência que vivenciaram.
Sugestão de horários
A seguir, você confere uma sugestão de horários para o seu retiro online. Não precisa seguir o modelo, você pode utilizá-lo para montar a sua grade de programação.
08h – Laudes no canal da Comunidade Shalom
09h – Formação no canal da Comunidade Shalom
10h – Oração invidivudal / Estudo Bíblico
11h – Adoração no canal da Comunidade Shalom
12h – Santa Missa canal da Comunidade Shalom
13h – Intervalo
15h – Retorno
15h30 – Formação
16h30 – Terço Mariano
17h – Testemunhos
18h – Encerramento