Notícias

Saiba como foi o primeiro dia de visita do Cardeal Farrell ao coração da Obra Shalom

Pela primeira vez em Fortaleza, o representante do Papa Francisco conhecerá mais sobre a ação evangelizadora da Comunidade

comshalom
Foto: Comunicação comshalom

Nesta sexta-feira (20), o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os leigos, a família e a vida, conheceu a Diaconia, sede do Governo Geral da Comunidade Católica Shalom em Aquiraz (CE), e também o Shalom da Paz em Fortaleza (CE), local onde a comunidade foi fundada. Estas atividades fazem parte da agenda de três dias de visita do prelado ao Shalom.

O Cardeal é responsável pelo setor do Vaticano que pastoreia a Comunidade em todos os seus aspectos, sendo um representante direto do Papa Francisco, por isso a visita é de suma importância para que a Igreja conheça mais a Comunidade em suas expressões de vivência espiritual, comunitária e evangelizadora.

Conhecendo o coração da Obra Shalom

Já no início da manhã, o representante do Papa visitou as casas dos missionários na Diaconia e pôde tocar na experiência de complementaridade entre homens e mulheres; famílias, celibatários e sacerdotes. Logo depois, ao chegar ao prédio em que ficam os setores de governo, o primeiro lugar visitado foi a Capela do Esposo Eucarístico, em que há adoração perpétua e que segundo Moysés Azevedo, fundador e moderador geral, “é de onde brota toda força de evangelização da Comunidade”.

Dando continuidade, Moysés, Emmir Nogueira, cofundadora, e os responsáveis pelo governo, lhe apresentaram como a Comunidade é estruturada, as ações de evangelização desenvolvidas atualmente, a expansão do Carisma no mundo, além de apresentar cada setor de governo da Comunidade.

Santa Missa

A programação da manhã encerrou com a Santa Missa presidida pelo Cardeal na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Em sua homilia ressaltou a importância da evangelização, como fruto de uma experiência com o Espírito Santo:

“Todos aqueles que fazem parte da Comunidade Shalom sempre sentiram um grande zelo pela evangelização. Pois bem, evangelizar é anunciar que a nova aliança prometida foi cumprida em Cristo! O que ouvimos na primeira leitura se cumpriu em Pentecostes e acredito que todos vocês tenham experimentado isso em suas vidas pessoais. O Espírito Santo que Jesus ressuscitado nos dá vem habitar em nós e “escreve” em nossos corações uma nova aliança, a nova lei do amor”.

Finalizou frisando a importância da intimidade com Deus:

“Só os que têm aprendido a ‘estar com Jesus’ todos os dias terão forças para evangelizar, porque seus pensamentos, intenções e palavras serão a expressão de um coração transformado pela proximidade com o Senhor”.

Confira a homilía

Conhecendo o Shalom da Paz

Na programação da tarde, Cardeal Farrell visitou o Shalom da Paz, primeiro Centro de Evangelização da Comunidade e casa mãe do Shalom. Conheceu a primeira lanchonete da Comunidade e em um momento com os responsáveis pela missão em Fortaleza, a ação pastoral da comunidade em Fortaleza, além de ouvir testemunhos de jovens alcançadas pelo Carisma na cidade.

A visita do representante do Papa continua neste fim de semana e na programação deste sábado está a ida a Casa São Francisco, que faz parte do projeto Shalom amigo dos Pobres e a presença no Encontro Geral da Obra da missão de Fortaleza, no fim da tarde. [Saiba mais sobre o encontro AQUI]

Sobre o Cardeal Farrell

Nomeado em 2016 pelo Papa Francisco, para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que faz parte da Cúria Romana, com a missão de aconselhar e ajudar o Papa a lidar com os assuntos da Igreja em todo o mundo, o Cardeal tem como principal trabalho a promoção da vida cristã dos leigos, famílias, casais e jovens, em união com a Igreja e a sociedade civil, para que sejam testemunhos ativos do Evangelho e expressão da bondade de Deus, no tempo de hoje.

Em 2019 foi nomeado camerlengo da Santa Igreja romana, função que é exercida somente no caso da morte do sumo Pontifíce: “O Camerlengo é o cardeal que preside a chamada Câmara Apostólica, que desempenha o ofício de salvaguardar e administrar os bens e direitos temporais da Santa Sé no tempo em que esta estiver vacante”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.