Felipe Bezerra, consagrado da Comunidade Aliança Shalom, há um tempo, se dedica para falar sobre a vida de oração nas redes sociais, com base nos ensinamentos deixados por Santa Teresa D’Avilla.
A distração faz parte da vida de oração
Na modalidade gratuita, o curso “Vida de oração pra quem não reza – mas que pode ser útil para quem está tentando”, disponibilizado no Youtube, é uma forma de ajudar e aprender a iniciar e/ou retornar para a vida de oração.
Nas redes sociais, o consagrado explica que Santa Teresa D’Ávila, baluarte da Comunidade Shalom, era uma pessoa muito distraída, mas usou formas de vencer as distrações, como ela rezava e ensinou a rezar.
Ver essa foto no Instagram
“Vivemos em uma sociedade que a velocidade da informação é muito grande, estamos consumindo informação o tempo todo. A oração precisa ser parada, é uma quebra de todo esse volume enorme de informação. Afinal, Deus se comunica conosco de forma diferente. Por isso, as pessoas de dispersam e se distraem muito na oração, pois estão acostumadas a distrair. E assim, é necessário desacostumar a distração, no curso dou dicas de como usar a memória, a imaginação e a afetividade para melhor rezar.”
Aprimore a vida de oração
“A inspiração do curso surgiu após muitas pessoas me procurarem e me pedirem ajuda para rezar. ‘Felipe, eu não sei rezar… nem entrei no castelo ainda… Santa Teresa é muito complicado…’ assim eu decidi criar o curso para apresentar a oração aos moldes de Santa Teresa, de uma forma fácil, simples e de uma forma que todos entendam”, explica o consagrado.
Há também a modalidade paga, com o curso: “Vida de oração para distraído”, a proposta é auxiliar na oração parada e no que fazer durante a oração. “Decidi fazer este curso para as pessoas que já estão tentando rezar todos os dias para ajudar a entender que as distrações podem nos ajudar a conhecer e para que entendam que as distrações não são os centros da oração, nem o fim do mundo. Este curso é uma forma de acalmar as pessoas na vida de oração, entenderem que a distração faz parte, além de aprender a lidar, conviver e vencer as distrações”, afirma Felipe.
O consagrado ainda afirma que levar a sério a vida espiritual e aprimorar a vida de oração é um dos trabalhos mais importantes, e com a finalidade de ajudar as pessoas, Felipe dedica tempo nas redes sociais para que não desistam e perseverem e ainda se dispõe a tirar as dúvidas dos que necessitam.
Qual curso adquirir?
A diferença entre uma modalidade e outra é que na versão gratuita o curso é mais básico, e explica as etapas da vida de oração, o que fazer, “uma das aulas se chama ‘receita de bolo’, sabemos que a oração não é uma receita de bolo, mas vou explicando passo a passo do que se fazer, desde os gestos oracionais, dicas concretas de como começar a rezar, fazer que as orações deem frutos e permanecer diante de Deus”, afirma.
Nesta versão disposta no Canal do Youtube, Felipe mostra as etapas que podem preparar as pessoas para enfrentar as dificuldades, tempos de securas ou desertos, tudo com base nas moradas de Santa Teresa.
Já o curso pago é para quem quer ir além, para quem já tem uma vida de oração. “Não é um curso para quem reza há muito tempo, mas é pensado nas pessoas que querem rezar e já começou a enfrentar as primeiras dificuldades e percebe em si uma dificuldade grande em se concentrar, de parar e estar na oração”, finaliza.
Aos que querem entender melhor a vida de oração, a versão gratuita é um ótimo começo e está disponível, afinal a oração é um dom para todos, e caso queira aprofundar e crescer na vida de oração, invista na outra versão.