Igreja

Saiba como obter indulgência plenária no Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Para obter indulgência, os avós, idosos e todo os demais fiéis devem atender as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e rezar nas intenções do Santo Padre.

comshalom
IMAGEM: COMSHALOM

No próximo domingo, 28 de julho, a Igreja celebra o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A data é celebrada no quarto domingo do mês, próximo ao dia da memória litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus. 

Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente“, pediu o pontífice na Mensagem para os Avós e Idosos de 2024.

Novo decreto

A pedido do Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a Penitenciária Apostólica publicou no dia 9 de julho, um Decreto para Indulgência Plenária por ocasião do IV Dia Mundial dos Avós e Idosos.

De acordo com o documento, os fiéis poderão obter indulgência desde que “motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participem no dia 28 de Julho de 2024, em ocasião do Quarto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, nos vários serviços que se realizam em todo o mundo“.

Como obter indulgência no dia dos avós? 

Para obter indulgência, os avós, idosos e todo os demais fiéis devem atender as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e rezar nas intenções do Santo Padre. Além disso, a Indulgência Plenária também pode ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório.

Seguindo as condições acima, também será concedida indulgência aqueles que dedicarem tempo adequado para visitar “idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)“, seja de forma presencial ou virtual. 

O decreto não exclui, mas também considera “os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de sair de casa por grave motivo, unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social“.

Para tal, o documento pede que neste dia os sacerdotes apresentem-se dispostos para atender confissões. 

Confira o documento na íntegra aqui.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.