Cristo, referindo-se aos seus seguidores, disse: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo!” (Mt. 5,13). Na atual sociedade, envolta num clima de interesses financeiros, gananciosa pelo poder e pelo prazer, torna-se um desafio para o cristão ser coerente com essa afirmação de Cristo. Um desafio, sim, mas não impossível. Eis um fato bem concreto que comprova essa possibilidade.
Dia 28 do mês passado, eu estava em Brasília na Câmara dos Deputados. Uma visita que costumo fazer cada vez que vou à Capital Federal; pois, acho que a presença dum bispo ou sacerdote naqueles ambientes poderá ser sempre uma boa mensagem. No gabinete nº 454 do deputado que pretendia visitar, durante todo o tempo da minha permanência, o assunto foi o maravilhoso trabalho, humano e cristão, que o deputado vem desempenhando, encabeçado pelo slogan: VIDA, FAMÍLIA, CIDADANIA. Dr. Talmir, deputado pelo Partido Verde, é líder da Frente Parlamentar em Defesa da Vida. Ultimamente, Dr. Talmir, com toda sua equipe, está seriamente empenhado na luta contra a legalização do aborto. Nesse sentido, liderou a marcha que saiu da Catedral de Brasília, dirigindo-se ao Ministério da Saúde, onde o povo, através de cartazes e aclamações, mostrou toda repulsa pelo movimento da legalização do aborto. O cortejo continuou sua marcha até a Praça dos Três Poderes, onde a Comissão de Parlamentares entregou ao Vice-Presidente da República, José Alencar, o documento: CARTA DE BRASÍLIA.
Dr. Talmir, num artigo que escreveu na Folha de São Paulo, no dia 30 do mês passado, afirma que a Pílula do Dia seguinte é abortiva: “Como a vida humana, com seus 46 cromossomos, surge naquele instante, a ação da pílula do dia seguinte tem claramente a ação abortiva, significando não ser essa a ação de um “remédio” que teria a função de prevenir uma gravidez/doença. Essa droga impede que ocorra a nidação da criança em sua fase embrionária (“nidação” é uma palavra originária do latim que significa “fazer ninho”).”
Pois bem, admiramos e estimulamos esse deputado que se esforça para ser um cidadão coerente, procurando observar os princípios cristãos em sua vida diária, mesmo em sua militância política.
Como é difícil ser sal da terra neste mundo de hoje, tão marcado pela ganância da posse dos bens, sede do prazer e fascínio do poder!
Quando deixei o gabinete do Dr. Talmir percebi que, mesmo alí, na Câmara dos Deputados, se conversava , à meia voz, sobre os últimos escândalos de nossas autoridades, o caso dos senadores Renan Calheiros e Sebastião Roriz. De fato, uns três dias antes, tinha estourado o caso escandaloso de Roriz. Não me admirei muito; pois, nestes últimos tempos, vêm se revelando, dia a dia, a frágil estrutura moral de algumas autoridades.
Se, de um lado, nos entristece o baixo nível moral de algumas autoridades, temos, no entanto, a grande alegria de constatar que, uma minoria, como o caso do grupo do Dr. Talmir, que procura levar uma pitada de sal e uma fresta de luz onde a vida vem perdendo o seu sabor.
Dom Antônio de Sousa
Bispo emérito de Assis (SP)
Fonte: CNBB