Condições essenciais para exercer o apostolado:
- Está em estado de graça
- Aumentar a graça divina em nós aproximando-se mais frequentemente da fonte da graça: Deus.
Com que meios? Recolhimento e oração.
Quais são as virtudes que exigem a conquista das almas? Antes de tudo a humildade. O apóstolo é um “missus”, enviado, alguém que vem em nome de outro, não para falar de si, mas de Deus, a declarar-se não a própria causa, mas aquela de Deus.
São Paulo para explicar a sua missão e aquela dos seus colaboradores, diz de si : “Eu fui escolhido para pregar o evangelho”. Chama os outros de ” ajudante de Deus”, seus coadjutores.
Não se trata de pregar a si mesmo, mas de anunciar o Cristo. E isso, nosso Senhor, nos faz entender muito bem na parábola do semeador. Aquele que vai semear, cumpre a sua tarefa semeando o grão, espalhando aos quatro ventos as sementes, isto é, algo que não é a substância do semeador, mas que vem além dele.
Semear o humano não fará jamais germinar o divino. Só a semente divina faz despontar hastes divinas.
E Jesus enviando os doze apóstolos a pregar e batizar disse-lhes: ” Não façam isso em vosso nome, mas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Dai de graça o que de graça recebeste”, isto é, não tirem proveito ou alguma glória pessoal. Recordemos bem este desejo e ordem de Jesus: façamos tudo, trabalhemos por Deus, somente para Ele, não para que os outros vejam.
No apostolado não nos coloquemos em primeiro lugar, anunciando a nós mesmos, ao contrário, devemos sempre desaparecer e dar sempre lugar a Jesus Cristo.
Olhem João Batista. Os fariseus vinham a ele para perguntar-lhe se ele é o Messias, mas ele responde: ‘ Não sou eu e eu nem sou digno de desatar a correia da sua sandália, … eis o cordeiro de Deus’ e aponta para uma pessoa vestida com um manto que se aproxima.
E notem, que ele manda para Jesus os seus próprios ouvintes e seguidores e diz:’ É necessário que ele, o Cristo, cresça e eu diminua.’ Quanta humildade, quanto desinteresse! Eu sou o precursor, disse João, Ele é o Cristo. Ele é o esposo e o amigo, é justo que eu saia de cena quando ele vem. E João de fato diminui com sua prisão, tortura e morte, enquanto Jesus cresce com sua pregação, milagres, exaltação da cruz e a gloriosa ressurreição da morte.
Confira o site especial