Formação

Santa Luzia, uma fiel testemunha do Senhor

Celebramos hoje a memória da virgem e mártir. Nascida em Siracusa no fim do século III, pertencia a uma família rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.

comshalom

Hoje somos iluminados pela vida e testemunho de mais uma grande serva de Deus, seu nome é Luzia. Essa santa nasceu na cidade litorânea de Siracusa, Itália, no ano de 280. Seus pais eram nobres, cristãos e nutriam o desejo de que também sua pequena fosse educada nos valores da fé. Porém, seu pai, chamado Lúcio, faleceu quando Luzia era apenas uma criança. Eutíquia, sua mãe, assumiu com amor e coragem a educação da pequena, transmitindo, inclusive, os valores de fé e amor a Deus que ela e seu esposo possuíam.

No entanto, essa santa e dedicada mãe tinha a saúde muito frágil, sofria muitas vezes de fortes hemorragias. Mesmo procurando vários médicos, nenhum conseguiu livrá-la desse mal. Assim, Luzia, que era uma filha amorosa e atenta, teve a ideia de levá-la a Catânia, uma cidade onde estava sepultada Santa Águeda, uma fiel serva de Deus. O dia festivo de memória dessa santa estava próximo, por isso, Luzia intuiu, pela fé, que se sua mãe apenas tocasse em seu túmulo, ficaria curada.

A fé da mãe foi apoiada e sustentada pela fé da filha

A mãe, muito fraca e doente, mas vendo a convicção da filha, aceitou ir com ela à Catânia. As duas, então, partiram para a cidade da santa. No dia 5 do ano 301, data em que a memória de Santa Águeda era recordada, a liturgia da Igreja propunha a leitura da passagem do milagre da mulher que há doze anos sofria de hemorragia e que fora curada tendo apenas tocado em Jesus. Inspirada pela graça, Luzia, pediu à sua mãe que tocasse, com fé, no túmulo de Santa Águeda e ela concordou. Enquanto sua mãe dirigia-se ao sepulcro, Luzia teve uma revelação espiritual: a própria Águeda apareceu-lhe, dizendo: “Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para tua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catânia foi beatificada por mim, assim também, por causa de ti, será salva a cidade de Siracusa”.  A jovem, após essa revelação espiritual, disse a sua mãe: “Por intercessão de Santa Águeda, mãe querida, fique curada! Naquele momento, sua mãe sentiu-se envolver por um vigor renovado e ficou imediatamente curada. 

Essa manifestação da graça de Deus abriu portas para a jovem Luzia, que, inflamada pelo ocorrido, partilhou com a mãe o seu desejo de consagrar-se a Deus, fazendo um voto de castidade a Jesus. Além disso, ela iria entregar seu dote de casamento (uma pequena fortuna) e seus bens para os pobres. Sua mãe, convencida de que sua filha era uma escolhida de Deus, concordou. Havia, porém, outro obstáculo, Luzia tinha um pretendente para casamento e este não se conformou com a decisão da jovem, denunciando-a, por ser cristã, ao Governador Pascásio. Na época, o imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando a punição de todos os que fossem pegos professando a fé cristã. 

Desse modo, a jovem Luzia foi julgada e condenada. Seus algozes perceberam o grande valor que ela dava à virgindade por amor a Jesus, assim, para puni-la severamente, o governador ordenou que a levassem a um prostíbulo. Levaram-na, então, para onde seria violentada por dez homens, porém, nenhum deles conseguiu erguê-la do chão.

Consumação de sua oferta de vida a Jesus, o Shalom do Pai

O governador, cheio de fúria, ordenou que ela fosse assassinada ali mesmo. Os carrascos lançaram sobre ela óleo fervente, mas nem isso fez-lhe mal algum. Eles, insistindo ainda mais no seu martírio, arrancaram-lhe os olhos. Justamente a partir desse ato, surgiu a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos, pois há relatos de que sua visão teria sido restituída por Deus durante a noite, passada no cárcere. Antes de sua morte, Santa Luzia, ajoelhada em oração, disse: “Senhor Deus, peço-te a paz para a Igreja de Cristo!” E consumou sua oferta de vida no dia 13 de dezembro do ano de 304. Os cristãos de Siracusa a elegeram Padroeira da cidade, construíram um templo e deram-lhe o nome da santa. 

Que Deus abençoe, por intercessão de Santa Luzia, todas as mulheres solteiras, casadas, celibatárias, leigas ou religiosas. Que, a exemplo dela, sejam fiéis testemunhas para o mundo de hoje. 

Santa Luzia, rogai por nós!

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.