Formação

Santa Margarida Alacoque, ministra da misericórdia de Deus

A jovem foi uma monja visitandina, mística cristã, santa católica e a famosa vidente do Sagrado Coração de Jesus.

comshalom

Uma mensageira fiel das promessas de Deus, essa foi Santa Margarida Maria Alacoque. Ela nasceu em Verosvres (Saône-et-Loire), na França, no dia 22 de julho de 1647. Teve uma infância e adolescência muito provadas, sofridas, tanto que ainda muito pequena ficou órfã de pai.

Margarida e sua mãe, Felisberta de Alacoque, sofreram muito com essa mudança. Assim então com seu  coração jovem e apaixonado por Deus, conheceu cedo a humilhação da necessidade. Na época foi, inclusive, submetida a maus tratos de parentes, que não aprovaram seus desejos de abraçar a vida religiosa consagrada.

Após a catequese preparatória, recebeu aos 09 anos de idade, cheia de piedade, sua primeira comunhão. Depois, o Sacramento da Crisma, recebido com a mesma alegria aos 22 anos, após realizar, como era tradição, uma confissão geral. Ainda na juventude, adquiriu uma estranha enfermidade, porém, milagrosamente ficou curada após realizar o ato de consagração a Doce Mãe de Jesus, a Virgem Maria.

Como já tinha desde a infância muita sensibilidade à vida espiritual, tornou-se uma religiosa humilde e simples. Esse coração pequeno e humilde fez sua páscoa definitiva deste mundo no dia 17 de outubro de 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 13 de maio de 1920.

A anunciadora das promessas de Deus

Entre as inúmeras revelações espirituais que essa santinha teve em vida, há uma em especial  em que Jesus explicou-lhe o simbolismo de seu Bendito e Santo Coração fazendo, inclusive,  promessas aos que lhe fossem devotos. Apesar da simplicidade contida nas frases, elas revelam uma grande profundidade espiritual e teológica, impossível para uma pessoa simples como ela intuir sem o auxílio da graça. Leia em espírito de oração e com o coração aberto os relatos das promessas  que ela ouviu de Jesus:

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”;

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”;

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”;

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”;

12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Santa e misericordiosa didática de Deus

Como pudemos ver, não se trata de um devocionismo sem consistência. Trata-se de um apelo e um constante convite à mudança de vida, à conversão. Para cada graça, um convite à realização de uma virtude. Se você anseia por uma mudança sincera de vida, termine sua leitura fazendo com piedade a oração que Jesus lhe inspirou:  

“Meu Sagrado Coração de Jesus, corro e venho a Vós, porque sois o meu único refúgio, o meu único consolo, a minha única certeza, a minha única e firme esperança. Vós sois o remédio infalível e seguro para todos os meus males, a esperança para as minhas misérias, o reparo das minhas faltas, a luz nas minhas dúvidas e agonias, o consolo do meu desamparo. Vós preencheis as minhas lacunas e sois a certeza nos meus pedidos. Vós sois a infalível e infinita Fonte de luz e força, de benção e de paz. Estou seguro de que nunca, nunca vos cansareis de mim, de que nunca me abandonareis, de que nunca deixareis de me amar, ajudando-me e protegendo-me sempre, porque o amor de Vosso Coração por mim é infinito e absoluto. Tende piedade de mim, Senhor, pela vossa grande misericórdia, e fazei comigo, de mim e para mim, tudo o quanto quiserdes, mantendo-me sempre e para sempre dentro de Vosso Coração de Amor. Abandono-me em Vós, Coração do meu Amor, com toda e a inteira confiança de que nunca me abandonareis, de que nunca estarei só. Amém.” 

Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.