Formação

Santa Maria Madalena, a primeira a ver Jesus ressuscitado

comshalom

Santa Maria MadalenaOs dados históricos sobre Maria Madalena (da cidade de Magdala, na Galiléia) são encontrados no Evangelho. Ela tem uma importância singular por ter sido a primeira a ver Jesus ressuscitado e ser a primeira que ele envia a anunciar esta ressurreição.

Lucas a incluiu entre as mulheres que seguiam (“akolouthein”) e serviam (“diakonein”) a Jesus: “A seguir, caminhava Jesus de cidade em cidade, aldeia em aldeia, pregando e anunciando a boa nova do reino de Deus. Iam com ele os Doze, assim como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos maus ou de doenças: Maria, chamada a Madalena, da qual tinha saído sete demônios; Joana, esposa de Cuza intendente de Herodes; Susana e muitas outras que lhe prestavam a assistência com seus bens” (Lc 8,1-3).

Supõe-se que devido a esta menção tivesse sido uma prostituta, havendo também quem entenda que seu nome Madalena seja não só sua origem galiléia mas signifique “do quartel”, como pejorativo de sua prostituição,  também é comum mencionarem-na como como sendo a adúltera que é mencionada no evangelho. Mas historicamente, muitos exegetas quiseram identificar a Maria Madalena com a pecadora pública, mencionada logo antes de sua primeira citação bíblica,  de que fala Lucas no capítulo anterior ( Lc 7,36-50), e também com Maria a irmã de Lázaro, Maria de Betânia, citada como amiga do Senhor, em uma das passagens estava a seus pés ouvindo-o, emocionando-o  ao falar da morte de seu irmão, e por fim ungindo seus pés na semana de sua Paixão. Infelizmente não existe nenhuma confirmação fechada sobre isto.

Depois de ter seguido Jesus durante a sua vida, Maria Madalena foi-lhe fiel até o pé da cruz. “Perto da cruz de Jesus, estavam sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).Ela estava ao lado de Maria quando da crucificação do Senhor, e testemunhou de pé sua oferta redentora.

Seu amor esponsal, seu desejo de Deus, sua coragem acima de todas as provas, é vista na madrugada da Páscoa, tanta a saudade que sentia de Jesus que foi chorar à porta do sepulcro e cuidar de embalsamá-lo saindo ainda de madrugada para ir ao encontro do Senhor. De repente, ouviu a voz, que jamais esqueceria, chamar seu nome. Assim, as profecias cumpriram-se diante de seus olhos. Jesus ressuscitara!

Foi a primeira a testemunhar a sua ressurreição. Anjos em forma de pessoas “Perguntaram-lhe: Mulher, por que choras? Levaram o meu Senhor, respondeu ela, e não sei onde o puseram. Dizendo isto, volta-se para trás, e vê Jesus de pé, mas não percebeu que era ele. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Tomando-o pelo jardineiro, ela lhe diz: Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste, para que eu vá buscá-lo. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe em hebraico: Rabbuni!, que significa: meu mestre. Disse-lhe Jesus: Deixa-me; não subi ainda ao Pai. Vai antes procurar meus irmãos, e dize-lhes que subo a meu Pai, meu Deus e vosso Deus. Foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor, e eis o que me disse!”.

Depois disso, segundo uma antiga tradição grega, Maria Madalena teria ido viver em Éfeso, onde morreu. Lá, tinham ido morar também João, o apóstolo predileto de Jesus, e Maria, Mãe de Jesus. Daquela remota época, até os dias de hoje ainda são guardadas – com cuidado milenar – relíquias suas, pela diocese de Toulon na França. Tais relíquias, por sua vez, já vieram ao Brasil em algumas ocasiões.

A liturgia bizantina celebra-a como “Apóstola dos Apóstolos”, para que continue a sua missão de anunciar a ressurreição do Senhor no seu rito apostólico. Festejada no dia 22 de julho, santa Maria Madalena tornou-se a padroeira de muitas ordens religiosas, sendo especialmente venerada até mesmo pelos padres pregadores (de São Domingos).

 

Formação: Julho/2009


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.