Formação

Santa Marta, Virgem e discípula de Jesus

Hoje, lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã, Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa “senhora”.

comshalom

Hoje a Igreja recorda a figura de Santa Marta de Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira dos impossíveis, do lar, das cozinheiras, das donas de casa, faxineiras, casas de hóspedes, hoteleiros, lavadeiras e das irmãs de caridade.

É a esta santa que o Senhor diz, como narra o Evangelho de São Lucas: “Marta, Marta, te preocupas e te agitas por muitas coisas; e poucas, ou melhor, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”. A Santa Marta é representada vestida de azul ou verde, leva uma cruz e um avental e leva à cintura umas chaves, ela está em atitude de serviço e com um dragão a seus pés.

Esta discípula de Jesus é geralmente invocada pelos fiéis para pedir seu amparo ante as coisas urgentes e difíceis, já que foi através de suas súplicas que obteve a ressurreição de seu irmão Lázaro. A santa que sempre mostrou sua grande aptidão de serviço é também implorada para que ajude os fiéis a desempenharem seus deveres cristãos com diligência e responsabilidade.

Os Santos Basílio e Gregório Magno a consideram modelo evangélico das almas contemplativas.

A Casa Santa Marta

A partir da eleição do Papa Francisco, tornou-se mundialmente conhecida a Casa Santa Marta, que serve como hospedaria no Vaticano para bispos e sacerdotes em visita à Santa Sé. É lá que reside, atualmente, o próprio Santo Padre: Francisco preferiu as suas modestas instalações para ficar mais próximo das pessoas no dia a dia. Na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco costuma celebrar diariamente a Santa Missa nos dias ordinários em que está no Vaticano.

Oração das mães a Santa Marta

Ó Santa Marta bem-aventurada,
que tantas vezes tiveste a honra
e a alegria de hospedar Jesus
em tua própria família,
de doar teu serviço a Ele
e que, juntamente com teus
santos irmãos Lázaro e Maria,
desfrutaste da divina
conversa e doutrina de Jesus,
roga por mim e pela minha família,
para que nela se conserve a paz
e o amor mútuo,
para que todos os seus membros
sigam a vontade de Deus.

Que o Senhor livre minha família
de toda desgraça espiritual e temporal.
Ajuda-me no cuidado dos meus filhos,
no amor ao meu esposo,
e alcança de Deus a graça
de ver todos unidos
sob o olhar paternal de Deus,
aqui nesta terra,
para depois voltar a vê-los
reunidos na morada eterna.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Deus seja Bendito.
    Que linda oração .
    Eu me chamo marta e devota da Santa Marta sou uma pequena fagulha discipula de Jesus a caminho do Evangelho. .Eu amo Jesus no Santo Padre o Papa Francisco. … Obrigada a Deus por te_lo escolhido para guiar o Seu rebanho reunindo as ovelhas. Amo o amor ecumênico E especialmente a Santa lgreja. . Nela nasci nela cresci e vivo nas pegadas de Cristo e da Virgem Maria. Soy devota Ao Sagrado Coração de Jesus _ O transpassado .Que doou tudo por nós. Esse é o empenho de seguir na unidade com a Trindade Santa em todos os momentos. Sou uma pequena Camponesa em reconhecimento que sem Deus nada posso mas com Ele tudo posso. Rezem por mim .Obrigada por tudo! Obrigada pelo carinho.

  2. Meu nome é Marta e me acho muito parecida com Santa Marta, sou preocupada com serviços de casa para dar conta das minhas obrigações, mas tbem doo a minha vida para ajudar na Igreja, movimentos e pastorais e enfim em tudo para ajudar os outros a encontrar o caminho de Deus. Eu sou muito solicitada para esses tipos Dr trabalho.

    1. Deus te abençoe. Sem dúvidas fazer coisas para Deus e para o próximo é um grande dom. Além desse dom de serviço, não descuide de momentos onde você possa apenas estar com Ele. Mais valor do que o que você pode dar a Deus, possuí você mesma e sua presença na companhia dele.