Shalom

Santa Missa abre Assembleia Geral da Comunidade Shalom

De 16 a 30 de agosto, quase 300 membros da Comunidade Shalom estarão reunidos para compor o principal órgão de discernimento da Comunidade.

Emmir Nogueira e Moysés Azevedo na Missa de Abertura da Assembleia Geral da Comunidade Shalom

Começou nesta sexta-feira, 16, a Assembleia Geral Ordinária da Comunidade Católica Shalom. A Santa Missa na Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, em Aquiraz, abriu o encontro de quinze dias que irá eleger o novo conselho geral da Comunidade Shalom, avaliar a sua vida e missão nos últimos anos e indicar as diretrizes para os próximos cinco anos.

A Assembleia Geral, o maior órgão de discernimento da Comunidade Shalom, reúne membros de direito que são o Moderador Geral e os membros do Conselho Geral;  os membros nomeados pelo Conselho Geral; e  os membros eleitos pela comunidade (cf. EECSh, 161) no dia 10 de março de 2024.

Confira algumas imagens da Abertura da AG 2024:

Núncio Apostólico no Brasil envia mensagem ao Shalom

No início da celebração, Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, leu uma carta do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, dirigida aos membros da Assembleia.

No documento, o representante pontifício expressa sua gratidão ao carisma Shalom pela sua obra missionária e evangelizadora presente em mais de trinta países e reconhece que a ação da Comunidade contribui para formar “discípulos em Cristo”.

Sua missão de promover a paz, a reconciliação e o amor de Deus é uma bênção para a Igreja. Estou certo de que, através das orações e do discernimento durante esta Assembleia, o Espírito Santo continuará a inspirar caminhos e direções para que a comunidade possa seguir com fervor, missionário e fidelidade ao Evangelho”, assegurou Dom Giambapttista.

Ao fim da carta, ele garantiu sua intercessão pela AG: “Desejo assegurá-los das minhas constantes orações durante toda esta assembleia. Para que a bem-aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora de Odigitria, ou seja, do Bom Conselho, seja a guia e protetora de cada um de vocês neste período de discernimento”.

Confira a mensagem completa aqui.

Uma resposta para este tempo

Padre Denys Lima, responsável pelos sacerdotes Shalom, presidiu a celebração. Durante a homilia, ele destacou que a liturgia desta sexta-feira, foi providente para o encontro da Comunidade.

Deus não faz isso por acaso, mas porque nos ama, porque tem planos para a nossa comunidade. Tem planos de fazer deste povo frágil uma resposta para o homem de hoje. Uma resposta para o mundo de hoje do jeito que ele está. Nós nem sabemos do futuro, quem sabe é Deus. Mas o que é certo é que ele criou o Shalom para este tempo“.

Ele também recordou aos fiéis que a AG é um lugar de comunhão e escuta. “Entramos juntos como família nessa escuta de Deus. Não só para nos reorganizarmos e ficarmos muito bem como comunidade, não. Vamos para um cenáculo, vamos para um lugar de oração, vamos estar unidos em torno daquela que se fez toda pequena, buscando essa humildade dela, para que depois desses quinze dias, nós estejamos prontos para nos lançar inteiramente em missão e inaugurar pela graça de Deus um novo tempo como o Senhor tem nos prometido nas escutas do Conselho Geral: um novo tempo missionário”, explicou

A Assembleia Geral reúne 290 missionários da Comunidade Shalom, oriundos de 28 países e 79 dioceses onde o carisma esta presente: Uruguai, Tunísia, Taiwan, Suíça, Portugal, Polônia, Peru, Paraguai, Panamá, Moçambique, Madagascar, Itália, Israel, Inglaterra, Hungria, França, Filipinas, Estados Unidos, Espanha, Equador, Chile, Canadá, Cabo Verde, Bolívia, Argentina, Argélia, Alemanha e das várias regiões do Brasil.

Para Terezinha Fernandes, missionária da Comunidade de Aliança que participa pela primeira vez da Assembleia, é um privilégio “da misericórdia de Deus” e é também uma missão, ser uma das delegadas da AG.

A experiência de viver a Santa Missa de abertura da Assembleia Geral já foi um movimento de contemplar o Novo Pentecostes para a Igreja. Vislumbrar o ícone do Ressuscitado que passou pela Cruz, ver o rosto de tantos irmãos de diferentes nações e ouvir as palavras iniciais do nosso fundador e a homilia foram um reavivar vocacional e gerou no meu coração um grande louvor. Peço ao Espírito Santo que esteja aberta e com o coração rendido neste novo tempo missionário“, partilhou a celibatária da missão de Sobral/CE.

Após a celebração Eucarística, os membros da Assembleia se dirigiram ao Centro de Espiritualidade Santa Teresa (CEST), onde darão continuidade ao retiro até o dia 30 de agosto.

Anúncio da Dedicação da Igreja do Ressuscitado

A celebração foi encerrada com o anúncio da Dedicação da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. De acordo com Moysés, Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza/CE, confirmou que no próximo dia 01 de novembro, solenidade de todos os santos, acontecerá a Dedicação da primeira Igreja da Comunidade Shalom.

A sua oração constrói a Comunidade Shalom

A AG marca um novo tempo da vontade de Deus para a Comunidade Shalom, visto que, irá revisar as ações da Comunidade dos últimos anos e propor os novos caminhos do Carisma para os próximos cinco anos.

Seja você membro da Obra, Comunidade ou ainda amigo da vocação, você é convidado a interceder por meio da recitação do Rosário pela Assembleia Geral da Comunidade Shalom.

Quer saber mais sobre a Assembleia da Comunidade Shalom? Acesse comshalom.org/assembleiageral