Igreja

Santa Sé anuncia programação cultural em preparação para Jubileu 2025

Os eventos serão gratuitos em Roma e o primeiro já será realizado no final deste mês.

comshalom

Em coletiva de imprensa, a Santa Sé divulgou uma programação cultural para preparar os fiéis para o Jubileu 2025. Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, enfatizou, no entanto, que os detalhes serão divulgados em maio. “Todos eles serão sempre gratuitos”, destacou o prelado, porque “a cultura não tem preço”. 

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Música

O dia 28 de abril foi escolhido para o primeiro evento cultural. A igreja de Santo Inácio de Loyola apresentará por inteiro, a famosa obra Messias de G. F. Handel. “É uma obra muito conhecida, mas nem sempre executada em sua totalidade. Handel a compôs em 1741 e uma de suas peças mais famosas, o Hallelujah, coincidirá com este tempo de Páscoa, permitindo realizar toda a jornada da vida de Jesus Cristo, desde seu nascimento até sua ressurreição”. Uma obra prima única que será executada pelo Ensemble florentino dos “Musici del Gran Principe”, dirigida pelo jovem maestro Samuele Lastrucci.

No dia 3 de novembro, o Auditório da Via della Conciliazione será palco para a orquestra regida pelo maestro Jader Bignamini, atualmente diretor musical da Orquestra Sinfônica de Detroit, que executará a Quinta Sinfonia de Dimitri Shostakovich, composta em 1937, “pouco conhecida do público em geral, mas marcante pela sua dramaticidade”.

Já em 22 de dezembro, será a vez do coral da Capela Sistina apresentar várias composições polifônicas de Palestrina, Perosi e Bartolucci. O palco escolhido será novamente a igreja de Santo Inácio, em Roma. “Com seus 1.500 anos de história o coral da Capela Sistina, sob a direção do maestro Marcos Pavan, permitirá viver os dias que antecedem a abertura do Jubileu à luz de uma genuína contemplação do mistério da fé, cantada por um coro conhecido no mundo inteiro e que se apresentará excepcionalmente na cidade de Roma”, lembra Fisichella.

Exposição de ícones

Uma mostra de ícones será realizada no final de 2024 na Igreja de Sant’Agnese in Agone, no centro de Roma. Serão expostas cerca de 20 obras, das tradições russa, ucraniana e síria, com a colaboração especial do Dicastério para a Evangelização e dos Museus do Vaticano: os ícones no contexto da arte bizantina serão particularmente adequados para entrar no Ano Santo. “São imagens cheias de paz em um mundo cheio de guerra”, destaca Padre Geretti.

Homenagens a Dali e Chagall

Também estão previstos dentro da programação cultural dois eventos para homenagear Salvador Dali e Marc Chagall. Os detalhes, bem como as datas e locais, ainda não foram divulgados.

Festival de cinema

No dia 14 de abril, no Cinema delle Province, será aberta a mostra de cinema “Faces e contrafaces da esperança”. O primeiro filme apresentado será La porta del cielo (Vittorio De Sica e Cesare Zavattini, 1945), em uma cópia recentemente restaurada. La porta del cielo narra uma peregrinação de pessoas doentes ao santuário de Loreto. Giovanni Battista Montini, o futuro Papa Paulo VI, então substituto na Secretaria de Estado, também participou da produção do filme e visitou várias vezes o set das filmagens. 

Os outros filmes selecionados pela Fundação Entidade do Espetáculo foram: On life (2023), de James Hawes, com o vencedor do Oscar Anthony Hopkins no papel do filantropo inglês Nicholas Winton; La chimera (2023), de Alice Rohrwacher, com Josh O’Connor e Isabella Rossellini; Perfect Days (2023), de Wim Wenders; Leaves in the wind (2023), de Aki Kaurismäki; L’intrepido (2013), de Gianni Amelio; Silence (2016), de Martin Scorzese; Chiara (2002), de Susanna Nicchiarelli; Il concerto (2009), de Radu Mihăileanu. Susanna Nicchiarelli e Radu Mihăileanu estarão presentes para dialogar com o público. O festival se encerra com o filme Cristo proibito (1951), de Curzio Malaparte.

Inscreva-se agora no curso ‘Vida Nova’ e aprofunde sobre a Ressurreição de Cristo

Estão abertas as inscrições para o curso “Vida Nova – Como viver a partir da Ressurreição?” preparado pela Comunidade Católica Shalom para todos que desejam aprofundar a experiência com Cristo Ressuscitado. A formação é composta por seis módulos, e pode ser utilizada em grupos de oração e também para ser aprofundada de forma pessoal.

Os conteúdos abordados tratam tanto de aspectos humanos como também de aspectos espirituais sobre a caminhada com Jesus. A condução do curso é feita por Padre Franco Galdino, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

[Clique e inscreva-se agora no curso Vida Nova]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.