Igreja

Santa Sé autoriza culto público à Rainha da Paz de Medjugorje

O documento não se pronuncia a respeito do caráter sobrenatural das aparições, mas reconhece os frutos espirituais positivos ligados a elas.

comshalom

O Papa Francisco aprovou e ordenou a publicação de uma nota sobre a experiência ligada a Medjugorje, na Iugoslávia, que autoriza o culto público à “Rainha da Paz”. O documento foi escrito pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina para a Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, e pelo Secretário para a Seção da Doutrina, Mons. Armando Matteo. 

Nele, destacam-se os aspectos centrais das presumidas mensagens de “Nossa Senhora Rainha da Paz”, bem como esclarecimentos acerca de mensagens que podem provocar más interpretações. 

“É chegado o momento de concluir uma longa e complexa história em torno dos fenômenos espirituais de Medjugorje. Trata-se de uma história em que se sucederam opiniões divergentes de Bispos, teólogos, comissões e analistas”.

Por meio de análise e discernimento à luz das recentes normas para proceder no discernimento de presumidos fenômenos sobrenaturais, o documento não atesta a veracidade das aparições em Medjugorje, mas autoriza o culto público a Rainha da Paz, reconhece a ação do Espírito Santo em meio a esta experiência espiritual e orienta que as peregrinações a Medjugorje aconteçam a fim que os fiéis busquem um “encontro com Nossa Senhora”, não com os videntes. 

Ouça enquanto lê a matéria | Nova música do Missionário Shalom “Consagração à Maria”

Frutos da devoção 

Além disso, são reconhecidos os relatos de frutos de conversões “radicais” e também de curas físicas relacionadas a experiências em Medjugorje. 

“É particularmente notável a presença de muitos jovens, de casais jovens e de adultos que redescobrem em Medjugorje a fé cristã através de Nossa Senhora: esta experiência orienta-os a Cristo na Igreja. Um testemunho da forte presença dos jovens em Medjugorje são os Festivais da Juventude, realizados a cada ano. Além destes frutos concretos, o lugar é percebido como um espaço de grande paz, de recolhimento e de piedade sincera e profunda, que contagia. Em conclusão, pode-se reportar um quadro sintético de frutos positivos ligados a esta experiência espiritual que, com o passar do tempo, foram separando-se da experiência dos presumidos videntes, os quais não são mais percebidos como mediadores centrais do ‘fenômeno Medjugorje’, em meio ao qual o Espírito Santo opera tantas coisas belas e positivas.” 

Mensagens cristocêntricas 

Segundo a Nota, as presumidas mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje têm Cristo como centro e apresentam outros aspectos positivos que ajudam a “colher o chamado do Evangelho”, como o apelo à paz, o convite à conversão e à oração, a centralidade da Missa e a comunhão fraterna. 

A seguir, confira alguns trechos das mensagens de Medjugorje:

«Convido-vos todos a rezar responsavelmente pela paz. Rezai, caros filhos, para que a paz reine no mundo, para que a paz reine no coração dos homens, no coração dos meus filhos. Por isso, sede os meus portadores de paz neste mundo inquieto; sede o meu sinal vivo, um sinal de paz» (05.08.2013).

«Convido-vos, caros filhos, para que a vossa vida seja unida a Ele. Jesus é o Rei da Paz e só Ele pode dar-vos a paz que vós buscais. Eu estou convosco e vos apresento a Jesus» (25.12.1995).

«De modo particular, filhinhos, desejo aproximar-vos mais ao Coração de Jesus. Por isso, filhinhos, hoje vos convido à oração dirigida ao meu amado Filho Jesus, para que vossos corações sejam seus» (25.10.1988)

«Eu vos sou mais próxima durante a Missa que durante a aparição. Muitos peregrinos gostariam de estar presentes na salinha das aparições e por isso se amontoam em torno à casa paroquial. Quando se aglomerarem diante do tabernáculo, como agora fazem diante da casa paroquial, terão entendido tudo, terão entendido a presença de Jesus, porque receber a Comunhão é mais que ser vidente» (12.11.1986).

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Aspectos que necessitam de esclarecimentos

Isto nos leva a recordar ainda um princípio decisivo: quando se reconhece a ação do Espírito Santo em meio a uma experiência espiritual, isto não significa que tudo aquilo que pertence àquela experiência seja isento de qualquer imprecisão, imperfeição ou possível confusão. Seja recordado novamente que estes fenômenos «às vezes aparecem conexos a experiências humanas confusas, a expressões imprecisas do ponto de vista teológico ou a interesses não totalmente legítimos» (Normas, n. 14). Isto não exclui a possibilidade de «algum erro de ordem natural, não devido à má intenção, mas à percepção subjetiva do fenômeno» (Normas, art. 15, 2°).

Para tal, o documento apresenta algumas mensagens que carecem de esclarecimentos para não serem mal interpretadas, tais como: possíveis ameaças e repreensões de Nossa Senhora, insistências para que os fiéis estejam atentos às suas mensagens, o uso da expressão medianeira, entre outras. 

O “Nulla Osta” do Papa Francisco

No dia 28 de agosto, o Cardeal Fernández esteve em audiência com o Papa Francisco e este declarou o “Nulla Osta”, que em italiano significa “Nada consta”, ou seja, não há nada que seja obstáculo para procederem como dito no documento em questão. 

Com a autorização do culto à Rainha da Paz, a Igreja Católica reconhece que “em meio a este fenômeno espiritual de Medjugorje o Espírito Santo age frutuosamente para o bem dos fiéis. Portanto, convida-se a apreciar e partilhar o valor pastoral desta proposta espiritual”. 

[Clique aqui e confira na íntegra a Nota do Dicastério para a Doutrina da Fé sobre a Rainha da Paz]

Rainha da Paz para a vocação Shalom

A Comunidade Shalom se alegra com a Nota sobre a Rainha da Paz. Desde o início de sua fundação, as presumidas mensagens de Nossa Senhora reforçaram e iluminaram a vivência do carisma, por meio do convite à oração e ao amor esponsal a Jesus Cristo, independente do estado de vida.

Junto a eles está a Rainha da Paz, como Maria se intitula nas aparições de Medjugorje, na Iugoslávia. Antes mesmo de conhecer o conteúdo de sua mensagem nestas aparições, Deus já colocava em meu coração que a Rainha da Paz tinha muito a nos falar. Foi grata a surpresa de ver enunciado em sua mensagem o muito que Deus já colocara em nossa vocação. Apeguemo-nos profunda e verdadeiramente Àquela que é a Esposa do Espírito Santo e imploremos sua intercessão para que Ele gere em nossos corações o Amor Esponsal a seu Filho Jesus” (Escrito Amor Esponsal, 15).

Com informações da Santa Sé e Vatican News. 

Leia também:

Os 3 nomes de Maria na Vocação Shalom

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.