A louça bem lavada, a casa bem varrida, as roupas estendidas no varal… atividades aparentemente banais, que fazem a diferença no ordinário de cada dia. Muitos de nós esperamos a concretização de feitos grandiosos em nossas vidas para buscarmos a santidade. Infelizmente podemos nos frustrar nessa espera, porque ignoramos a importância da espiritualidade que pode nascer a partir da nossa rotina mais comum. O cumprimento do nosso dever — principalmente daquelas tarefas que costumamos protelar —, fortalece a nossa personalidade e nos insere na dinâmica da verdadeira vida: e é justamente ali que o Nosso Senhor habita. Santa Teresinha do Menino Jesus desenvolveu a sua espiritualidade cuidando das rosas do jardim do Carmelo. Será que o Cristo nos espera na louça que precisamos lavar?
A contribuição que damos ao mundo através do nosso serviço começa na nossa casa — aliviando os fardos daqueles que vivem conosco — carregando as cruzes diárias em silêncio, sem murmurações e de bom grado. A verdadeira oração presume concretude! A caridade eleva o valor dos nossos atos — e a vida nos espera no ordinário que quase ninguém vê. “Cumpre o pequeno dever de cada momento; faz o que deves e está no que fazes”, nos deixou escrito um sábio sacerdote.
Todos os nossos afazeres serão mais bem aproveitados se colocarmos um pouco de oração em cada um deles. E o que é a oração, senão o ato de encarnar a vida de Cristo diante dos homens? Quando cumprimos o nosso dever, estamos oferecendo os nossos melhores perfumes para aqueles que esperam a concretude das nossas obras.
Se voltarmos os nossos pensamentos para o Alto, realizaremos as atividades mais banais cheios de vida interior, tornando o não amável em amável —, santificando o ambiente e o trabalho, como uma semente de trigo sadia que é plantada em um terreno fértil. Uma personalidade madura transforma tudo o que toca, porque é — antes de tudo — uma vida encarnada. Que assim como os santos, você possa elevar o seu pensamento para Aquele que lhe olha com ternura e amor, oferecendo as suas obras e os seus pensamentos. Sempre é tempo de amar mais e melhor!
No mundo moderno, somos constantemente chamados a voltar o nosso olhar para as realidades passageiras, que nos trazem prazer imediato, sem muitos esforços. A todo momento somos estimulados a cultivar uma carreira, a juntar dinheiro e a conquistar sempre mais. Mas e os tesouros do céu? Será que temos nos dedicado com o mesmo afinco na conquista das coisas que não passam? A vida interior se diz respeito ao nosso relacionamento com o nosso Criador, que deve ser cultivado todos os dias.
Não tenha medo de ser um santo do ordinário! Os sacrifícios amorosos escondidos salvarão o mundo do egoísmo!