Formação

São Dâmaso I, o extraordinário Papa poeta, arquivista e santo

Conhecido como o “Papa das Catacumbas”, foi responsável pela zelosa restauração das catacumbas dos mártires, além de ser ele quem encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da língua original para o latim, língua oficial da Igreja.

comshalom

Hoje é dia de São Dâmaso I, um fiel pastor e servo de Deus. As datas de sua biografia não são muito precisas, sabe-se, no entanto, que o pontificado ocorreu a partir do ano 366 até a data de sua morte, em 11 de dezembro de 384

Dâmaso nasceu em Portugal, na cidade de Guimarães. Além dele, a família teve também outra santa, uma de suas irmãs, também canonizada pela Igreja, Santa Irene. Dâmaso era dono de uma grande capacidade intelectual, era poeta, arquivista e amava a arqueologia. Esses dotes foram de grande importância para o futuro da Igreja. 

Não se sabe muito sobre sua trajetória de vida até ser eleito Papa. Sabe-se, porém, que ele deixou um legado que assegurou na Igreja a fidelidade aos textos sagrados, a conservação dos originais e a integridade da fé.  Dâmaso, como Papa, foi o primeiro a ordenar que se organizasse os arquivos da Igreja.

Uma organização necessária

Procurou, enquanto Sucessor de Pedro, conservar versões fiéis, originais e autênticas dos escritos Patrísticos. Inclusive, ordenou a destruição de versões apócrifas e deturpa­das dessas obras, para que, nos tempos futuros, elas não fos­sem usadas e manipuladas por hereges. Preocupava-se muito em conservar a Santa Doutrina da Igreja, tanto que empenhou-se para que houvesse uma ver­são oficial única das Sagradas escrituras, com livros e capítulos oficialmente estabelecidos, de modo que os apócrifos foram excluídos, tendo apenas um valor histórico e cultural.  

Assim, incumbiu seu secretário, o extraordinário poliglota São Je­rônimo, para que trabalhasse numa tradução la­tina da Bíblia, usando como fonte os textos originais gregos e hebraicos. Foi desse esforço gigantesco de São Jerônimo que nasceu a famosa Bíblia em latim, conhecida como Vulgata. Esta assegurou aos católicos a certeza do acesso o mais direto possível aos textos sagrados originais durante vários séculos. Apenas alguns séculos depois, surgiram outras versões. 

Papa das catacumbas

Dâmaso ainda ordenou que fossem feitos estudos, esca­vações e obras para a conservação das catacumbas de Roma. Estas tinham sido abandonadas em 312, desde que o imperador Constantino concedeu liberdade à Igreja. São Dâmaso estudou pessoalmente e escreveu os relatos bibliográficos dos inúmeros mártires que iam sen­do descobertos nos corredores subter­râneos de Roma. Esses relatos foram descritos na forma de contos e poesia. Segundo os biógrafos, o pontificado de São Dâmaso durou 18 anos e foi um dos mais fecundos dos primeiros séculos da Igreja. 

Ele deu ainda grande apoio a Santo Atanásio na luta contra a heresia conhecida como arianismo. Combateu fortemente esta heresia e outras diversas que surgiram na sua época. Foi um dos primeiros Papas a definir e formalizar a autoridade Papal sobre toda a Igreja como sendo uma au­toridade dada diretamente por Jesus Cristo, e não meramente através de delegações advindas dos bispos e concílios. A influência era tanta que, por causa dele, retiraram a estátua da deusa Vitória do Senado Romano, visando eliminar vestígios dos cultos pagãos oficiais. 

Que Deus nos abençoe e nos dê, por intercessão desse servo fiel, a graça de um compromisso inegociável pelo Seu Evangelho e pela missão da Igreja. 

São Dâmaso I, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.