Sem Categoria

São Francisco de Assis: um amigo fiel que me aponta o caminho do céu

Lucas Martins, é consagrado da comunidade de vida e conta sobre a linda relação com São Francisco. “Era a isso que Deus me chamava, a uma vocação específica dentro da Igreja, e eu sabia que não estava sozinho, estava com um grande amigo, um amigo do céu, São Francisco de Assis.”

comshalom

Me chamo Lucas Martins, sou consagrado da Comunidade Católica Shalom, como Comunidade de Vida, tenho 30 anos e hoje moro na Missão de Natal(RN). Antes de falar de São Francisco, vou me apresentar mais um pouco, sou filho de Francisco Canindé da Silva, a rua onde eu morava se chamava Rua Padre Francisco de Toledo, minha Paróquia? Sim, Paróquia São Francisco de Assis dos Pequeninos. Meu primeiro quarto? São Francisco.

Como dá para notar, São Francisco já estava em minha vida antes mesmo de eu saber de fato quem ele era, foi na Comunidade que pude me aprofundar mais em sua história, ao ler o livro Irmão de Assis, fui tendo uma experiência única e extremamente especial, a santidade para mim era algo muito distante, mas foi lendo sobre a vida de São Francisco que vi que a santidade era um passo.

As providências providas por São Francisco

Uma grande experiência que tive com São Francisco foi no vocacional, durante meu retiro final, eu tinha que escrever uma carta me despojando de tudo, fui para um lugar mais afastado, antes, passei no meu quarto e peguei uma relíquia de São Francisco, porque ele tinha que se fazer presente nesse momento. De longe, vi uma gruta, pensei comigo: “nada mais justo que escrever essa carta com Nossa Senhora”, quando cheguei na gruta, para minha surpresa, não era de Nossa Senhora e sim de São Francisco. 

Meu coração acelerou e, na mesma hora, lembrei da cena de Francisco diante do pai dele, do bispo e de todo o povo despojando de suas vestes, ali, tive a certeza que era para isso que o Senhor me chamava: para tudo ofertar, tudo despojar, assim como Francisco, por amor a Ele tudo doar. Sentia que não tinha mais volta, assim como foi com Francisco.

Olhando para aquela simples imagem, lendo aquela frase que estava com ela: “O Amor não é amado“. Era a isso que Deus me chamava, a uma vocação específica dentro da Igreja, e eu sabia que não estava sozinho, estava com um grande amigo, um amigo do céu, São Francisco de Assis.

Gratidão ao baluarte

Ingressei na Comunidade, sou muito feliz, e nessa data, no dia de São Francisco, completo um ano de vida consagrada, sim, quis o Senhor me dar esse presente, permitindo que eu me consagrasse no dia de São Francisco, uma alegria que não cabe no meu peito.

O Pequeno de Assis soube seguir as pegadas de Cristo, escolheu livremente se configurar a Cristo, compreendeu que era chamado a santidade, que sua meta era o céu, era viver para sempre com Cristo e viver a radicalidade evangélica. Sua vida levou outros, assim como eu, a acreditar na santidade, sendo assim, termino com um trecho do Novo Livro da Comunidade que, inclusive, deixo aqui como indicação de leitura, “Francisco, o Bobo de Deus”, do Cardeal Raniero Cantalamessa.

“O contrário de Santo não é pecador, mas falido. Se não nos tornamos santos, falimos no propósito para o qual fomos criados, para o qual estamos no mundo”

São Francisco de Assis, meu grande amigo , Rogai por nós.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.