“Pois da mesma forma que uma palavra inconveniente arrasta ao erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir.”
Essa é uma das inúmeras frases fortes e profundas de Gregório que poderíamos nos valer para nos orientar numa vida de fé. Ele foi um sábio servo de Deus, que nasceu na cidade de Cesaréia, no ano de 540. Recebeu uma formação intensa, por meio de outros profundos e fiéis servos de Deus, como seu irmão, São Basílio Magno, e São Bento.
A criação que Gregório recebeu motivou-o a seguir a carreira política, chegando até a ocupar o cargo de prefeito de Roma, função que desempenhou com êxito, devido à constante renúncia com a qual havia acostumado seu corpo e sua alma, portanto, não governou buscando os próprios interesses, mas o bem-comum. Entretanto, sua vocação religiosa falou mais alto e ele acabou ingressando na Ordem de São Bento, que era o seu orientador
espiritual.
O TIRO CERTEIRO DA GRAÇA DE DEUS
Sabemos que Deus nunca erra o alvo, assim, Gregório, que tinha muito senso de dever e dignidade, acabou por ser um grande instrumento da Providência Divina, quando a Igreja mais precisou. Cultivava uma autêntica e profunda vida interior e, como consequência, recebeu uma grande sabedoria do Alto. Quando escreveu sobre o Ideal do pastor, disse: ”O verdadeiro pastor das almas é puro em seus pensamentos. Sabe aproximar-se de todos, com verdadeira caridade. Eleva-se acima de todos pela contemplação de Deus.”
Sua sabedoria foi tão notória, que após a morte do Papa da época, ele foi escolhido por Deus para, no ano 590, liderar a Igreja como Sumo-Pontífice. A Igreja vivia uma mudança significativa de época, pois era o início do período conhecido como Era Medieval.
Depois de anos intensos de labor apostólico, morreu aos 65 anos de idade (no ano 604), deixando marcas profundas em diversos setores da Igreja. Há inclusive uma modalidade de cântico litúrgico que recebeu seu nome, Cântico Gregoriano, um estilo artístico que eleva as almas a Deus, fonte e Autor de graça.
Que Deus abençoe, por intercessão desse santo e fiel pastor, todos os sacerdotes e bispos, para que, a seu exemplo, não desistam de sua missão na Igreja.
São Gregório, rogai por nós.