Formação

São João Bosco: educador dos jovens para a santidade!

O sacerdote católico italiano foi fundador da Congregação Salesiana.

comshalom

São João Bosco nasceu em Castelnuovo em 16 de agosto em 1815 na Itália. Aos dois anos de idade perdeu o pai sofreu incompreensões do irmão mais velho, pois era violento.

João quis ser sacerdote. Foi crescendo com a educação religiosa de sua mãe Margarida e, aos 9 anos de idade, teve um sonho com Jesus no qual o Senhor mostrava meninos que blasfemavam a DeusComo num impulso, Bosco bateu neles para repreendêlos e os garotos também o agrediram. 

Jesus no entanto afirmou que não era assim que iria trazê-los ao caminho de Deus e, quando acordou, seus pulsos ardiam e estava com marcas vermelhas no corpo. Durante a vida, este santo teve várias revelações em sonho e visões. Mas este sonho, em particular, o impulsionou na sua futura Missão no Sacerdócio. E só se tornou padre aos 26 anos

Santos dos jovens, Pai e Mestre da Juventude

Dom Bosco escolheu como lema de vida: Daime Almas e o resto é teu”. Ele iniciou o seu Apostolado com os Jovens a partir de um Oratório e ali esses adolescentes poderiam ter uma educação e um lar. Foi ao encontro de garotos pobres e rebeldes, rejeitados pela sociedade. Ofereceu este compromisso para São Francisco Sales, e é por este motivo que há o nome Salesianos.

A educação dos meninos foi inteiramente baseada na Razão e Religião, e levava a reflexão do encontro com Cristo e com os irmãos, a Fé e a vivência dos sacramentos. Dom Bosco também fundou uma escola para que eles pudessem estudar . 

Dom Bosco, educador de santidade, e seu santo aluno

No meio da pedagogia, destacase São Domingos Sávio, de condição humilde, e que por isso não conseguia manter seus estudos.

Um professor de sua escola então indicou nada mais e nada menos que Dom Bosco. No entanto, Sávio queria algo a mais. Seu desejo era se tornar santo, e ele não foi somente aluno de Dom Bosco, mas Seu filho Espiritual

Na Confissão, ele o deu conselhos para viver na Santidade. O seu primeiro ensinamento foi: Seja Feliz e sempre ofereça suas obrigações para Deus. Deve ganhar almas para Ele, pois não há nada mais Santo nesta vida que cooperar com Deus na Salvação delas pelas quais Jesus derramou até a sua última gota do seu preciosíssimo Sangue.

Muitos não compreendiam São João Bosco e tentavam de toda maneira  fazê-lo desistir dos meninos, ele até foi ameaçado de morte, mas com perseverança seguiu em frente

Sua Esperança e Perseverança foram alimentadas com a União com Deus e confiança total em Nossa Senhora Auxiliadora (desde pequeno foi Consagrado à Nossa Senhora)

Dom Bosco faleceu em 31 de Janeiro de 1888, aos 72 anos. No Centenário da morte, o Papa São João Paulo II o declarouPai e mestre da Juventude. Seu corpo está na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália

10 Práticas de Fé Diárias recomendadas por Dom Bosco 

1. Ao Acordar faça o Sinal da Cruz;

2. Oferecer seu coração a Jesus;

3. Vestir se com Modéstia;

4. Rezar um Pai-nosso e uma Ave-Maria e Glória;

5. Oferecer o seu dia ao Senhor; 

6. Faça atos de Caridade;

7. Rezar antes e depois das Refeições e trabalho;

8. A noite, faça o Exame de Consciência;

9. Rezar o Rosário;

10. Pedir Pureza a Nossa Senhora. 

Algumas Frases deste santo! 

  1.  A bondade é estimada também pelos homens maus ainda que não pratiquem
  2. A caridade suporta tudo, por isso não haverá verdadeira caridade quem não se dispuser a suportar os defeitos dos outros
  3. A formação dos jovens consiste em duas coisas: doçura e comunhão e confissão frequentes
  4. A humildade é a fonte de toda a tranquilidade
  5. A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana
  6. A mortificação dos olhos é o grande protetor da Pureza
  7. A música também serve para educar
  8. A palavra escândalo quer dizer tropeçar e se chama escandaloso aquele que dá os outros ocasiões com palavras e fatos de ofender a Deus
  9. Amem muito a castidade lembrese que para conservála é preciso trabalhar e rezar.
  10. A” Vingança” do verdadeiro católico é o perdão e a oração pela pessoa que ofende. 

Oração 

Oh São João Bosco, que de forma incansável doastes toda sua vida pelo bem e a salvação da Juventude merecendo ser chamado pela igreja de “Pai e Mestre dos adolescentes“, cientes de serem os adolescentes e jovens a porção mais delicada na sociedade, reconhecendo as particulares necessidades que envolvem importante etapa de desenvolvimento na vida, desejosos de que alcancem um sadio e completo amadurecimento, os fortaleça na fé e lhes assegure uma inserção positiva e cidadania na sociedade. Recorremos a vossa especial intercessão, oh Dom Bosco, para que alcancem de Deus nosso Pai as graças de que tanto necessitam.

Vos pedimos, oh Dom Bosco, pelos adolescentes e jovens de nossas famílias, por todos aqueles que vivem em situação de maior pobreza ou exposição aos vícios, por aqueles que ingressam no mundo do trabalho, pelos que desassistidos ou desorientados entraram no caminho infracional e estão privados de sua liberdade.

Enfim, por todos aqueles que tanto amastes e aos quais dedicastes a vida até o último suspiro. Que a proteção da Virgem Auxiliadora, que recebestes como Mãe Mestra, e a vossa intercessão, querido Dom Bosco, amparem assistam a juventude e todos nós que recorremos a vós com especial devoção. 

Ave-Maria, Pai-nosso e Glória.

São João Bosco, rogai por nós!

 

Mayhara Arnoni
Obra Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.