No segundo episódio da série sobre São José você conhecerá mais um título do santo acolhido pela Igreja na Ladainha oficial em sua honra: São José, o Terror dos demônios.
Essa invocação não se encontra nas Escrituras, mas está relacionada à experiência de sacerdotes reconhecida pela Igreja e à prática da virtude deste homem escolhido por Deus para proteger a Virgem Santíssima e nosso Salvador, Jesus Cristo.
>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
São José, Terror dos demônios
A figura de São José como homem justo é bem conhecida, no entanto, pouco se fala sobre essa invocação e o poder de São José, cujo nome é temido pelos demônios, como o são os nomes de Jesus e Maria.
O inimigo não suporta uma alma casta, obediente e humilde porque ele é impuro, rebelde, orgulhoso e desobediente. O inimigo não suporta reconhecer que o amor de Deus pelo homem foi e é tão grande a ponto de enviar o Verbo para assumir forma humana no ventre de uma mulher. Consequentemente, não suporta São José, um homem a quem Deus confiou a missão de proteger a mãe e o filho das garras do mal, e a quem o filho em tudo foi submisso.
Por isso a humildade de José, sua força espiritual, sua obediência em acolher a Mãe de Deus e Jesus, e sua missão de guardá-los e protegê-los conferem a ele poder sobre os demônios.
Esse título foi muito recorrente na década de 50. Nessa época, muitas ideias comunistas que feriam a dignidade do trabalhador e tentavam retirar a fé do povo ganharam força e para freá-las o Papa Pio XI motivou a Igreja a fervorosamente invocar o pai nutrício pelo título Terror dos demônios.
No livro de Consagração a São José – As glórias de nosso pai espiritual, Donald Calloway, faz referência a esse título como “temível e imponente, o título de um guerreiro”.
O chefe da Sagrada Família é temido até quando dorme, pois Deus o fala e ele prontamente obedece. Não deixa negar o fato de muitos terem a imagem do santo dormindo, a qual tem-se o costume de associar pedidos particulares.
Alguns sacerdotes ao explicarem a razão desta invocação se referem também à experiência prática de sacerdotes exorcistas que clamam em suas orações o nome de São José, além dos nomes de Jesus e Maria. O demônio pode se manifestar de forma intensa em resposta ao poder que o nome de São José exerce e à fúria do inimigo contra ele, como da Virgem Maria a quem foi declarada a batalha no céu e a quem seu esposo está intimamente ligado porque protegeu os tesouros de Deus.
A paternidade é um chamado aos homens deste tempo
A paternidade é dom de Deus. Por meio dela o homem forma, orienta, protege, transmite a fé. Em São José está o modelo terreno do ser pai, nele é possível contemplar as virtudes, a transmissão dos valores relacionados ao trabalho e a dignidade.
São José foi um homem leigo e a sua paternidade, humildade, caridade, pobreza e obediência aterrorizam os demônios, assim como o silêncio, sofrimento, e sua oração.
Se os homens se parecerem com São José, o reino de Satanás será destruído, diz Calloway.
São João Paulo II referindo-se à paternidade de São José disse: “São José foi chamado por Deus para servir à pessoa e à missão de Jesus diretamente mediante o exercício de sua paternidade.”
E essa paternidade continua a ser exercida no céu por meio da sua intercessão poderosa junto ao filho de Deus.
A pureza tem poder sobre o mal
São José é também um homem puro e essa virtude é uma forte arma contra o inimigo de Deus.
A impureza segundo Calloway é o pecado mais cometido nos dias atuais e têm gerado inúmeros comportamentos pecaminosos que vão desde a pornografia à contracepção e o aborto. O autor reforça que o demônio não teme os homens nesse estado de pecado porque são fracos espiritualmente, cedendo livremente espaço para que o inimigo entre em suas vidas.
A pureza e a castidade de São José tem poder sobre o mal, é uma virtude que afasta o inimigo. A prática do Rosário, jejum e a intercessão ao casto São José são práticas espirituais que auxiliam na busca pela pureza.
O Catecismo da Igreja Católica diz que a Castidade é obtida da integração da sexualidade humana e que dela resulta a unidade do ser corporal e espiritual. Temperança, domínio de si e das paixões fazem parte do cotidiano de uma pessoa casta, levando-a a doação por meio do serviço e da amizade desinteressada. [2338 – 2341]
Aqueles que vivem a castidade são o terror dos demônios, porque o casto afasta de si a impureza, como a luz brilha na escuridão.
Conheça os sete privilégios da devoção a São José
Ter esse amigo como intercessor é via para:
- Alcançar a virtude da pureza e superar as tendências sensuais da carne;
- Conseguir ajuda poderosa para escapar do pecado e voltar à amizade com Deus;
- Aumentar o amor e a devoção a Maria Santíssima;
- Assegurar a graça de uma morte feliz e proteção contra os demônios nessa hora;
- Encher os demônios de terror à mera menção do seu nome por seus devotos;
- Ganhar a saúde do corpo e auxílio em todos os tipos de dificuldades;
- Garantir o nascimento de filhos nas famílias.
“É uma grande benção para as almas estar sob a proteção de um santo cujo nome faz com que os demônios tremam e fujam.” Beato Bartolo Longo
Dia 19/03 é dia de São José, clique aqui e aproveite para realizar a novena em sua honra e suplicar a Deus a graça de imitar suas virtudes.
São José, Terror dos demônios, rogai por nós!
Referências:
Donald Calloway, Consagração a São José – As glórias de nosso pai espiritual.
Leia também:
Série Títulos de São José: o chefe da Sagrada Família