No dia 25 de Abril, a Igreja celebra a memória de São Marcos. Quem foi esse Santo? Que lição podemos tirar da vida e testemunho dele? São Marcos é um dos autores e organizadores de um dos quatro Evangelhos. Ele foi pastoreado e discipulado por São Pedro.
Fundador da comunidade eclesial de Alexandria, era de origem hebraica, da tribo de Levi. Como era costume e tradição em Israel, recebeu dois nomes, um hebreu, que é João, e outro romano, Marcos. Sua mãe é mencionada em Atos dos apóstolos 12,12: “Pedro então refletiu e foi para a casa de Maria, mãe de João, também chamado de Marcos, onde se havia reunidos para rezar”.
Marcos fazia parte dos setenta e dois discípulos que propagavam o Evangelho. Era primo de Barnabé e um grande companheiro de viagem de Paulo. Foi justamente na primeira viagem apostólica de Paulo, onde o jovem Marcos o acompanha e começa a desenvolver gosto e paixão pelas atividades apostólicas.
Quem foi São Marcos?
Primeiro bispo de Alexandria e grande missionário, contribuiu muito com o avanço da Igreja na África. Há fortes indícios de que tenha sido em sua casa que Jesus realizou a última Ceia com os apóstolos e instituído a Eucaristia. Provavelmente, tenha sido também ali, nas mediações de sua propriedade, que tenha acontecido a forte e decisiva experiência carismática de Pentecostes, onde o Espirito Santo veio em socorro dos discípulos, de modo que todos ficaram cheios de parresia e ardor.
São Pedro se refere a ele como filho, tratamento comum dos mestres com seus discípulos espirituais (Cf. 1Pd 5,13). Seu discipulado e obediência à liderança apostólica era tão evidente, que no ano de 42 São Pedro precisou se ausentar de Roma e entregou a vigilância e pastoreio provisório da jovem Igreja a esse fiel discípulo.
Pesquisador e ouvinte fiel, atendeu aos pedidos da comunidade de Roma, deixando um documento escrito, que contivesse tudo que tinha ouvido sobre a doutrina, os milagres, a paixão e a morte de Jesus. Seu esforço deu origem ao Evangelho que recebeu seu nome, porém com a finalidade precisa de responder à pergunta: “Quem é Jesus?”
Igreja de Alexandria
Após servir alguns anos nas imediações de Roma, o fiel missionário foi enviado por São Pedro para evangelizar Aquileia, cidade de considerável tamanho, onde conseguiu formar uma grande comunidade. Como se não bastasse, foi depois para evangelizar o Egito, desembarcou em Cirene na Pentápolis, esteve na Líbia e em Tebaida, e finalmente chegou a Alexandria, onde permaneceu por 19 anos.
Depois de inúmeras perseguições e dois anos ausente da cidade, ao retornar, foi preso. Entre as torturas que recebeu, colocaram uma corda em seu pescoço e o arrastaram pelas ruas da cidade até sua morte. Esse guerreiro só suportou esse arrasto doloroso até a morte, porque antes havia sido arrastado por seu amor a Deus.
Os restos mortais foram encontrados em 282 e transportados para Veneza e colocados em um edifício construído para serem guardados como lembranças de seu ardor e testemunho. Hoje, também nesse local, se encontra erguida a Basílica de São Marcos, em memória de seu ardor e fidelidade. Que Deus nos converta e nos convença de seu amor, de modo que também nós possamos dar-lhe uma prova de amor e fidelidade insuperável, assim como fez esse fiel guerreiro.
São Marcos, rogai por nós!
Rodrigo Santos